Os usuários solicitaram, os vereadores encaminharam a reivindicação e conseguiram negociar com a Prefeitura a retomada de alguns pontos de ônibus interestaduais desativados. O vereador Flávio Cheker desde o momento da desativação dos pontos manifestou apoio aos usuários e integrou, juntamente com os vereadores Bruno Siqueira (PMDB), Roberto Cupolillo (PT) e Rodrigo Mattos (PSDB) movimento nesta direção.
A partir da liberação oficial pela ANTT, os veículos voltariam a fazer paradas na Praça da Estação (margem esquerda e direita da Avenida Brasil), em São Mateus (entorno da Praça Jarbas de Lery e após a Rua Monsenhor Gustavo Freire) e no Cascatinha (proximidades do Posto Policial, lados par e impar). Foi solicitado aos vereadores que agora elaborem um projeto regulamentando as punições para os infratores.
A Prefeitura encaminhou uma minuta de decreto para análise da comissão de vereadores. Eles participaram de uma reunião hoje (02/07) com o secretário de Transportes, Márcio Bastos, uma comissão de usuários, e o chefe do gabinete do diretor da Agência Nacional de Transportes (ANTT), Dirceu Falce, que considerou a proposta viável. Da mesma forma, os usuários presentes manifestaram-se satisfeitos.
O município vai declarar os pontos permitidos. A partir desse momento, caberá às empresas de transporte interestaduais fazer a solicitação e à Agência Nacional de Transportes (ANTT) e a este órgão corroborar a solicitação.
O secretário de Transportes, Márcio Bastos, esclareceu, entretanto, que as paradas serão em horários pré-definidos. Linhas de curta distância – 80 km – poderão parar durante todo o dia, exceto em São Mateus. As de média distância – entre 80 e 120 km – e também as de curta em todos os pontos, inclusive São Mateus, entre as 20h e 7h. Aspectos da situação em São Mateus estão sendo discutidos pela SETTRA.