Mais uma medida para a preservação da memória e da identidade de Juiz de Fora. Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker busca declarar o Café Galeria como bem de utilidade pública para fins de tombamento como Patrimônio Cultural da cidade. Localizado na Galeria Pio X, o espaço é há muitos anos ponto de encontro de diversas turmas e grupos da cidade.
“O Café Galeria é um dos espaços mais simbólicos de Juiz de Fora. Congrega, num único lugar, todos os tipos de pessoas que constituem nossa cidade, sendo ponto de encontro do trabalhador cotidiano, do estudante, do político, do aposentado. Todos eles se encontram e convivem em harmonia ali, num ambiente em que a ‘vida em comunidade’ ganha pleno sentido”, afirma o parlamentar.
O Café Galeria está em funcionamento há mais de 50 anos. Além do Projeto de Lei, o vereador Flávio Cheker vai ainda solicitar ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac) que o espaço seja reconhecido também como bem cultural da cidade.
Confira abaixo a íntegra da justificativa do Projeto de Lei:
“O Café Galeria, fundado há mais de 50 anos, está localizado no coração de Juiz de Fora, à Galeria Pio X, sendo um dos raros cafés de galerias ainda existentes no município.
Ponto de encontro, de convívio diário, de verdadeira pausa no movimento incessante da sociedade, o Café Galeria destaca-se ainda como ponto de parada obrigatória para políticos e candidatos em campanha, do passado e do presente. Ali pararam para tomar seu cafezinho vários ex-Presidentes da República e Governadores de Estado, além de incontáveis deputados e senadores.
Conforme relato de sua proprietária Maria Elizabeth Conde Arantes Costa – responsável pela permanência e condução do estabelecimento nos últimos anos e pelo padrão de excelência dos salgadinhos e do café servidos ao público –, também têm encontro marcado no Café Galeria, diversas turmas da urbe, tais como a turma dos aposentados, a turma dos executivos, a turma dos estudantes, a turma dos advogados, a turma dos jogadores de porrinha, a turma de sábado pela manhã e uma infinidade de outras turmas, além do grande público em geral, que fazem do Café Galeria o seu agradável ponto de referência, encontro, conversa e degustação.
Imaginemos por um instante a cidade sem o Café Galeria e de imediato teríamos um grande número de cidadãos órfãos, empobrecidos em seu convívio e desorientados em sua jornada diária.
É notória, assim, a importância do estabelecimento para os juiz-foranos, bem como para todos e todas que aqui chegam e elegem nossa cidade como local de vida. É inegável o seu papel agregador e aglutinador dos cidadãos, de propiciador de momentânea interrupção na marcha atônita do cotidiano.
Assim, devido ao inestimável valor cultural, histórico, social, ambiental, que envolve o Café Galeria, apresentamos o presente Projeto de Lei, no qual se solicita que referido estabelecimento seja declarado como bem de utilidade pública para fins de tombamento
para efeito de proteção e preservação, conforme tem sido votado ultimamente por esta Casa Legislativa e sancionado pelo Exmo. Prefeito Municipal para matérias afins, com o objetivo de que se mantenha vivo aquele espaço citadino e preserve-se, além de nossa memória afetiva, a memória histórico-cultural urbana de Juiz de Fora”.
De igual valor era o Restaurante Faisão Dourado, com suas paredes autografadas por artistas de todo o país. Pena que o destruíram.