Ganha a cada dia mais apoiadores o Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker que cria o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Juiz de Fora. E mais que isso, cresce a noção da necessidade do município ter tal legislação. No último sábado, mais de trinta pessoas estiveram reunidas para bate-papo na Câmara Municipal, onde discutiram as dificuldades vividas pelos ciclistas na cidade, e formas de fazer com que a proposta ganhe fôlego junto à sociedade.
O evento reuniu ciclistas e apoiadores do movimento. Em comum, a certeza de que Juiz de Fora necessita de um sistema viário mais eficiente e seguro, e também que tem todas as condições para implantar esta modalidade de transporte. Os participantes lembraram de experiências semelhantes implantadas em diferentes partes do mundo, como em São Francisco (EUA) e Amsterdã (Holanda), onde o transporte cicloviário foi criado de maneira integrada aos outros modais. O caso de Brasília também foi citado por seu programa de educação para o trânsito, que permitiu que veículos, bicicletas e pedestres possam conviver em harmonia.
De acordo com o vereador Flávio Cheker, o evento é um pontapé inicial para que a cidade discuta a questão da mobilidade urbana de modo mais amplo. “A questão da mobilidade assume hoje em dia uma posição crucial. Trata-se do direito à própria cidade, dos cidadãos poderem usufruir de todos os benefícios que ela proporciona. De poderem deslocar-se de casa para o trabalho, ou a lazer, com segurança e fluidez. É algo que Juiz de Fora precisa debater, e que começa a ganhar espaço a partir de agora”.
Ao fim do encontro, os participantes discutiram alternativas de apoio à proposta da cidade ganhar um Plano Diretor Cicloviário. Além de um abaixo-assinado, deverão ser realizados nas próximas semanas um passeio ciclístico por Juiz de Fora, além de outros encaminhamentos. Há ainda a Bicletada Nacional Rio+20, caravana que partirá de diferentes pontos do país rumo ao Rio de Janeiro, para a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, e que passará pela cidade. Definiu-se também pela realização de um Fórum Municipal de Usuários de Transporte Urbano, para debater o sistema viário de modo mais amplo, incluindo outros modais. Os participantes se comprometeram ainda em participar ativamente de Audiência Pública convocada pelo vereador Flávio Cheker para debater a questão, já aprovada pela Câmara, mas que aguarda agendamento.
Para Cheker, o encontro foi extremamente motivante, fazendo com que a proposta do Plano Diretor ganhe corpo e, assim, força para ser aprovada. “Conseguimos reunir aqui diferentes pessoas, que com suas intervenções conscientes e fundamentadas, trouxeram contribuições essenciais. Foi uma histórica pedalada inicial”.
Esse foi mesmo um excelente encontro.
Diversas frentes reunidas com a esperança de uma cidade sustentável.
Obrigada Cheker por nos permitir tal experiência. A cidade só tem a ganhar, e assim seus cidadãos.