Há mais de uma década sem qualquer tipo de reforma ou modernização, o Parque da Lajinha é hoje retrato da falta de investimentos em instrumentos de lazer e cultura em Juiz de Fora. Em vista disso, o vereador Flávio Cheker apresenta nesta quinta-feira (14) Pedido de Informação sobre o espaço.
Cheker foca particularmente no Plano Diretor do Parque da Lajinha, aprovado em 1987 e que até hoje aguarda implementação. O vereador questiona se a Prefeitura tem interesse em sua realização, bem como sobre se há um cronograma para sua execução. O parlamentar também inquire se o Executivo planeja algum outro tipo de reforma para o local, e se há dotação orçamentária para tal.
O Plano Diretor do Parque Lajinha prevê a valorização e o investimento no espaço. Conta com projeto paisagístico do renomado Burle Marx, além da instalação de diversos atrativos, como campos de futebol e outros esportes, áreas de recreação, trilhos, para instalação e passeios de trenzinho, praças, coretos, quiosques e chafariz.
O Parque da Lajinha vem merecendo a atenção do vereador Flávio Cheker desde seu primeiro mandato. Em 1996, foi dele o requerimento para a concessão do título de Área de Preservação Ambiental ao espaço. A atuação de Cheker à época impediu que o município perdesse parte substancial do Parque. O parlamentar tem ainda aprovado pedido de Audiência Pública sobre o tema, que aguarda realização.