O Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) recebeu, na manhã desta sexta-feira, 27, o psicanalista Carlos Meirelles, para uma palestra sobre saúde mental. Técnicos e assistentes sociais do departamento assistiram à apresentação, que objetivou trazer maior capacitação no atendimento ao público.
Foram discutidos os diferentes diagnósticos psiquiátricos e as formas em que se aproximam ou não da deficiência, além de nomenclatura, atendimento e aplicações legais para a concessão de benefícios aos pacientes. Durante a palestra, Carlos ressaltou: “Nós tendemos a acreditar muito no que vemos, e se não vemos, não acreditamos. Se continuarmos com o olhar apenas do físico, vamos continuar sendo excludentes”.
Thais Altomar, chefe do DPCDH, ressalta a importância de garantir direitos às pessoas que apresentam perdas no desenvolvimento social e dificuldade de inclusão. “Alguns benefícios, como o Passe Livre, agem como uma excelente ferramente para a reinserção do indivíduo na sociedade, no trabalho e na educação”.
O DPCDH
O Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos define e coordena as políticas de promoção e defesa de direitos da pessoa com deficiência no âmbito municipal e articula ações de direitos humanos e cidadania, independente do gênero, etnia ou crença. A célula atua na defesa e divulgação de direitos, na política municipal de transporte adaptado e benefício Passe Livre, na capacitação e qualificação profissional, no intercâmbio com as secretarias municipais, entidades e sociedade civil, bem como na promoção da acessibilidade.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social no telefone 3690-8314.