A chefe do Departamento de Regulação e Acompanhamento de Convênios, Ana Paula Medeiros, e a supervisora de Regulação de Convênios, Silvana Galliano, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (SDS), visitaram nessa quarta-feira, 23, o Centro-Dia da Pessoa com Deficiência, na cidade de Campinas (SP). As profissionais da SDS conheceram as instalações da unidade e puderam entender o funcionamento dos serviços oferecidos pelas equipes.
O Centro-Dia da Pessoa com Deficiência foi implantado, em Campinas, em novembro de 2013. O equipamento é citado como referência pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e tem como objetivo resgatar a autoestima da pessoa com deficiência, assim como, fornecer a autonomia necessária para exercício da cidadania. O serviço recebe pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja auditiva, intelectual, visual ou física, que estejam em situação de dependência, e suas famílias/cuidadores, que se encontram em situação de pobreza e/ou risco por violação de direitos.
Segundo Ana Paula, a visita foi fundamental para entender o funcionamento do Centro-Dia e trazer as informações para a possível implementação de uma unidade em Juiz de Fora. “Pudemos verificar a eficiência do projeto e acompanhar de perto a parceria que existe entre o município e a entidade”, explicou.
Após a visita ao local, as técnicas participaram de uma reunião para o esclarecimento de dúvidas relacionadas à implantação do equipamento, desde as etapas do processo até a assinatura do cofinanciamento com a entidade que faz a execução do trabalho. Em Campinas, a entidade Sorri Campinas é quem executa o serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
SDS