Contando com a presença massiva da população, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou, no último sábado, 12, a segunda edição do “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social”. O evento foi realizado na Escola Municipal Quilombo dos Palmares, no Bairro Sagrado Coração, das 8 às 13 horas. O objetivo do evento foi levar serviços públicos essenciais, de forma gratuita, com foco nas áreas de assistência e desenvolvimento social, além de saúde e lazer.
A aposentada Ondina de Mattos, 85, não se importou em sair do Bairro Cruzeiro do Sul para aproveitar os serviços oferecidos na ação. “Há oito anos faço parte do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e não sabia que podia ganhar o benefício do Bolsa Família. Vou fazer o cadastro e aproveitar para ver como anda a minha saúde”, disse, referindo-se aos serviços de aferição de pressão, vacinação e glicemia que foram ofertados no local.
Durante o evento, também foram oferecidos serviços de cadastro e atualização para o programa Bolsa Família, orientações sobre cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e cadastros para descontos nas contas de luz e água. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também estiveram presentes, orientando a população e fazendo agendamentos para atendimentos nas unidades.
Na área de saúde, ainda foram realizadas pesagens, orientações sobre alimentação saudável, dengue e doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A população também teve acesso a cortes de cabelo gratuitos e a emissão de documentação civil.
As crianças puderam participar de uma oficina de artesanato com as adolescentes da Casa da Menina Artesã, assim como de uma oficina de arte com os profissionais da Casa do Pequeno Artista. A criançada também teve acesso a jogos e atividades de lazer, além de pipoca e algodão doce.
Bolsa Família e CadÚnico
Uma das principais ações do evento foi a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), indispensável para a obtenção de benefícios de programas sociais, como o Bolsa Família e o Pronatec, entre outros. A SDS disponibilizou uma equipe de profissionais para atender à demanda da população, que buscou o acesso aos benefícios e realizou um grande número de cadastramentos e atualizações do CadÚnico.
Moradora do Bairro Sagrado Coração, Iris Maria da Silva afirmou que ações como a do “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social” são importantes para que a população tenha o acesso facilitado a benefícios como o Bolsa Família. “Ganhei o Bolsa Família durante vários anos, mas hoje, graças a Deus, tenho duas rendas e abri mão do benefício. Assim como eu já precisei, muitas pessoas que moram aqui no bairro também podem precisar dessa ajuda, por isso essa ação de trazer o atendimento até nós é tão importante”, declarou.
Sorteio de brindes
Todos aqueles que participaram de alguma atividade durante a ação receberam um número para participar do sorteio de brindes. Ao final do evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, subiu ao palco para distribuir os presentes para os moradores. Foi realizado um sorteio, feito com a participação das próprias crianças do Sagrado Coração, no qual foram distribuídos bonés, camisetas, bolas de futebol e de basquete, além de jogos e kits de beleza.
“O evento foi fantástico, pois nós fomos capazes de superar o evento anterior, que já foi excelente. Conseguimos construir aqui uma pequena cidade. Uma cidade de programas, de ações e de serviços para a população. E é incrível como isso é importante, porque há uma grande interação entre as famílias e o poder público, o que indica que estamos no caminho certo”, afirmou Cheker, após a entrega dos brindes.
A iniciativa
O projeto “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social” deve atender, até junho, outros dois bairros da cidade, nas zonas leste e norte. A iniciativa reúne, além da SDS, profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Esporte e Lazer, e conta com o apoio das secretarias de Atividades Urbanas, Obras, e Transporte e Trânsito, assim como do Demlurb, da Cesama e da Funalfa.
Nesta edição, também estiveram presentes alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema, além de profissionais da Câmara Municipal de Juiz de Fora e do Instituto Embeleze.
Confira o vídeo da matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=3hftQJ3Hi7Y