O secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, visitou na manhã dessa quarta-feira, 16, as unidades de acolhimento institucional da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A vistoria aconteceu nas casas Lumiar e Aberta. O secretário foi acompanhado por uma equipe técnica formada por nove profissionais da Secretaria de Assistência Social (SAS) e dois da Amac.
Na ocasião, a equipe analisou a estrutura das unidades e conversou com os coordenadores para propor soluções aos problemas encontrados. “Conhecer a realidade para além das aparências é essencial na busca de uma nova política assistencial para as casas de acolhimento. É preciso garantir que a medida protetiva seja cumprida e que haja condições adequadas para os trabalhadores”, declarou Cheker.
Integraram a equipe de visita o subsecretário de Gestão do SUAS, Rogério de Souza; a subsecretária de Vigilância e Monitoramento, Valeska Aragão; a chefe do Departamento de Medidas Sociojurídicas, Mara Valle; o chefe do Departamento de Proteção Especial, Lindomar da Silva; a chefe do Departamento de Proteção Básica, Carla Salomão, a chefe do Departamento de Regulação e Acompanhamento da Rede SUAS, Ana Paula Medeiros; além de mais três profissionais da SAS. Pela Amac, participaram a superintendente da instituição, Mariléia Reis, e a coordenadora executiva de Alta Complexidade, Valéria Martins.
As casas Aberta e Lumiar oferecem atendimento a adolescentes de ambos os sexos, vítimas de abandono ou violência doméstica. A assistência é prestada em regime de abrigo, inclusive em caráter excepcional e de urgência. O encaminhamento é realizado através dos Conselhos Tutelares e da Vara da Infância e da Juventude.
Muito bom ver o seu trabalho na Assistência Social. Acompanhando tudo por aqui. Conte conosco !