A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Juiz de Fora teve boa notícia, através do Secretário Flávio Cheker, que foi selecionado como um dos avaliadores da 11ª edição do Prêmio Itaú/Unicef. O programa tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações não governamentais (ONGs) que contribuem, em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, para a educação integral de crianças e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade social. O tema desta edição é “Educação Integral: Aprendizagem que Transforma”, e serão premiadas as organizações da sociedade civil e as escolas públicas parceiras responsáveis por boas práticas de educação integral.
A banca examinadora da qual o secretário faz parte será composta por cerca de 300 profissionais de todo o Brasil. A equipe, dividida em oito regionais, fará o processamento e aavaliação dos projetos inscritos, sendo responsável pela escolha dos semifinalistas. O projeto deve ser destinado a crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos, em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O processo de análise, seleção e premiação ocorrerá durante o prazo de 9 meses, iniciado em 12 de março deste ano.
Flávio Cheker ressaltou o reconhecimento que o convite traz para o trabalho desenvolvido pela SDS nesta gestão. “A indicação de Juiz de Fora, por nosso intermédio, nos encheu de alegria e compensação pelo trabalho que a SDS vem realizando. Isso aumenta nossa energia na execução dos nossos projetos.”
Educação Integral em Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, a SDS é responsável pela gestão de vários serviços e unidades que operam em estreita conexão com a proposta do programa. Destes, o mais abrangente é o Curumim, serviço que busca estimular a formação cidadã de crianças e adolescentes no contraturno escolar, através de práticas esportivas, artísticas e culturais. Com oito unidades no município, os Curumins têm capacidade para atender mais de 1.100 crianças e adolescentes, que recebem duas refeições diárias e atividades educacionais e recreativas, fazendo do espaço uma referência para formação social dos jovens e crianças.
Ainda com a proposta de fornecer um complemento à educação regular, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a SDS conta com a AABB Comunidade, a Casa do Pequeno Jardineiro, Casa do Pequeno Artista, Casa da Menina Artesã e Agente do Amanhã, abrangendo cerca de 1.700 crianças e adolescentes com idades entre 4 e 17 anos.
O Prêmio Itaú/Unicef
Criado em 1995, em um contexto de mudanças sociais na perspectiva da garantia de direitos, com a promulgação da Constituição Federal Brasileira e do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Prêmio Itaú/Unicef busca identificar, reconhecer e estimular parcerias entre organizações da sociedade civil e escolas públicas, no desenvolvimento de projetos socioeducativos que contribuam com as políticas públicas de educação integral para crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica.