Com o objetivo de acabar com qualquer tipo de preconceito no local de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) iniciou nesta sexta-feira, 16, o programa “Selo da Diversidade Étnico Racial”. O projeto tem como base ações contra a discriminação étnica, racial e de gênero, realizadas dentro dos departamentos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Os representantes de cada departamento puderam entender a funcionalidade do programa, além de estabelecerem um plano de continuidade que, após um ano sendo executado, garantirá à SDS o “Selo da Diversidade”.
O programa, que já vem sendo executado na PJF, busca oferecer às instituições participantes uma certificação de que as mesmas assumiram o compromisso de desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho. “Para que obtenhamos sucesso é preciso que haja a internalização deste projeto nas unidades gestoras, ou seja, nas secretarias. E nós, aqui na SDS, estamos fazendo a nossa parte, através deste movimento, de juntar todas as secretarias, para levarmos adiante o debate em torno desta importante questão do Selo da Diversidade Étnico Racial”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Checker.
Segundo o supervisor de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SDS, Leandro Barros Ribeiro, o programa, hoje, amplia sua importância, já que “vivemos em uma sociedade altamente diversa, com várias situações necessárias de se debater, ações de intolerância, preconceito e violência, e isso prejudica o ambiente de trabalho e a vida das pessoas. Queremos que todos vivam de forma mais pacífica e façam valer seus direitos”.
Após a elaboração do plano de atividades, as propostas deverão ser analisadas por um comitê gestor, composto de organizações representativas do segmento governamental e da sociedade civil organizada. Ao final do período, a PJF avaliará se a SDS deverá, ou não, obter a certificação.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.