A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através do Departamento de Transferência de Renda (DTR), cumpriu, nesta quinta-feira, 17, mais uma etapa do projeto “Alô Moradores, Cadastro Único Chama”. Na ação, que ocorreu na sede do Agente do Amanhã (Rua Maria Vidal de Carvalho, 173, Igrejinha), 48 pessoas procuraram os profissionais da SDS. O projeto tem como meta identificar, cadastrar e recadastrar famílias de baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O objetivo é, com isso, garantir o acesso das famílias mais vulneráveis de determinadas localidades aos programas e serviços socioassistenciais oferecidos a partir do cadastro.
A supervisora de Assistência e Auditoria de Beneficiários do DTR, Tânia Franklin, afirma que a procura e o resultado foram melhores que o esperado. De acordo com ela, foram realizados 19 cadastros e 11 atualizações no CadÚnico. Seis pessoas foram encaminhadas para serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e 12 para outros serviços da SDS. “O saldo é muito positivo. Houve uma procura e receptividade significativas da comunidade como um todo. A busca ativa é uma grande estratégia, no sentido de levar os programas e serviços ao público vulnerável. Nós vamos ao encontro, e a comunidade responde”, destaca.
Após a ação de busca ativa no Bairro Igrejinha, a programação do “Alô Moradores, Cadastro Único Chama” segue, no dia 22 de outubro, na Escola Municipal Professora Helena Antipoff (Rua Principal, s/n, distrito de Rosário de Minas). Na ocasião, a equipe também ficará à disposição dos moradores para a inclusão no CadÚnico.
O CadÚnico
O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Através do CadÚnico, é possível se inscrever em projetos e programas como o Bolsa Família; carteira do idoso; Curso Preparatório para Concursos (CPC); Minha Casa, Minha Vida; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Para mais informações, o telefone do Departamento de Transferência de Renda é o 3690-7071.