“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede.” (Carlos Drummond de Andrade)
Na integração do estímulo do prazer da leitura como hábito saudável, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu nesta quinta-feira, 8, 1.450 kits de livros infantis e infantojuvenis, para serem distribuídos em suas unidades. Os kits foram doados pela Livraria Paulus de Juiz de Fora, através da Secretaria de Educação (SE), e contam com cinco livros cada. São, portanto, 7.250 livros.
Entre as unidades contempladas pela ação estão os curumins – que atendem cerca de mil crianças em oito sedes – a Casa do Pequeno Artista e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Comunidade. Além disso, 88 crianças e adolescentes assistidos pelas casas de acolhimento institucional da secretaria receberão as doações, englobando as unidades do Lar de Laura, Vivendas do Futuro e Estância Juvenil, bem como a entidade conveniada Aldeias SOS. Cerca de cem adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas também serão beneficiados com os kits.
Os livros recebidos serão de extrema valia para estimular os jovens a manterem a prática da leitura. “As doações foram uma solicitação da SDS à SE, após termos conhecimento da doação que seria feita para as escolas municipais. Como os livros serão distribuídos em kits individuais, é um grande estímulo para a formação de bibliotecas pessoais por cada uma das crianças e adolescentes”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
As unidades já trabalham o texto e a interpretação em oficinas e aulas específicas, além de oferecerem livros para empréstimo em bibliotecas. De acordo com a chefe do Departamento de Proteção Básica, Carla Salomão, as atividades literárias são uma excelente ferramenta, não só para o desenvolvimento escolar, mas também pessoal: “O contato com a literatura é um dos objetivos dos curumins. Essa iniciativa só vem a somar em nossa proposta de trabalhar a questão da universalização da leitura e, com isso, promover a ampliação do conhecimento e da cultura e estimular a criatividade das crianças e adolescentes atendidos”.
Os serviços
Os curumins, a Casa do Pequeno Artista e a AABB Comunidade são iniciativas da SDS, executados pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), e têm como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As casas de Acolhimento da SDS oferecem atendimento institucional, em caráter provisório, a crianças e adolescentes com idades entre zero e 18 anos incompletos, que tenham sofrido violência sexual, física, psicológica, doméstica ou negligência familiar.