Aconteceu nessa terça-feira, 24, o primeiro encontro do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), articulado entre os serviços de proteção especial e básica do município. A capacitação foi proposta pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). O evento ocorreu na sede da própria SDS e contou com cerca de 60 pessoas.
A capacitação foi realizada pela assistente social da Amac, Meirijane Theodoro, e teve como público-alvo os coordenadores e técnicos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), do Acolhimento Institucional e da População de Rua, além de coordenações da proteção social básica. O objetivo é fortalecer a comunicação entre os profissionais que atuam em ambas as proteções, a partir do Paefi. O serviço compreende atenções e orientações direcionadas à promoção de direitos, à preservação e ao fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e o fortalecimento da função de proteção das famílias diante do conjunto de condições que causam fragilidades ou as submetem a situações de risco pessoal e social.
Durante o encontro, foi feito um breve histórico dos serviços que hoje fazem parte do Creas. Na sequência, realizou-se a apresentação do Paefi, ressaltando suas especificidades, sua ligação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e os desafios da intersetorialidade entre as duas proteções sociais. De acordo com o chefe do Departamento de Proteção Especial (DPE), Lindomar José da Silva, “este é o início de um processo que objetiva aprofundar a intersetorialidade na operacionalização desses dois níveis de proteção”.
O atendimento do Paefi fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Devendo garantir atendimento sistemático, continuado e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais e/ou em programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar direitos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
SDS