A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), deu início nesta quarta-feira, 15, aos avanços necessários para a implementação de uma nova divisão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Pronatec Aprendiz.
O novo programa, assim como o original, foi projetado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – que escolheu Juiz de Fora como uma das cidades ideais para receberem o piloto. O projeto segue a mesma premissa do anterior, porém, terá atendimento exclusivo para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Estas medidas incluem aqueles que estão em serviços de acolhimento, como abrigos institucionais, casas-lares, famílias acolhedoras e repúblicas, e os que foram retirados do trabalho infantil.
O projeto é um piloto fruto de uma parceria entre o MDS, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O Pronatec Aprendiz será lançado inicialmente em nove cidades visando avaliar a implementação e os resultados com vistas à ampliação para outros municípios. Juiz de Fora foi escolhida devido aos resultados que a SDS apresentou para o Pronatec em 2014, sendo a cidade mineira com o maior número de encaminhados para programa em toda Minas Gerais.
Durante a reunião estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, a representante do Sest-Senat, Flávia Vieira Roque, além de técnicos e profissionais da SDS. “Foi um momento de grande importância, com uma energia muito boa. Pudemos fazer uma convergência de visões e um diálogo entre todas as equipes envolvidas da SDS, além do Sest-Senat, que mais uma vez nos apoia, oferecendo o curso de Operador de Computador para o início das nossas atividades,” conclui o secretário Flávio Cheker.
O Chefe do Departamento de Proteção Especial, Lindomar José da Silva, foi um dos presentes na reunião, e resumiu como foi a primeira etapa do trabalho: “A reunião do Pronatec Aprendiz de hoje teve como objetivo avançar na implementação do piloto. Colocamos no mesmo espaço os serviços que vão cuidar da orientação e execução desse plano no município, para poder identificar os adolescentes que podem ser possíveis beneficiários. No momento, já encontramos cerca de 40 adolescentes se encaixam no perfil necessário para a implantação”
Pronatec Aprendiz
O Pronatec Aprendiz é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Belém (PA), Contagem (MG), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Teresina (PI), e Uberlândia (MG) também vão receber o piloto do programa.
Inicialmente, está prevista a abertura de 20 vagas em Juiz de Fora para o curso de operador de computador. As inscrições deverão começar ainda este ano, em data a ser divulgada.