A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu prosseguimento nesta quarta-feira, 11, às ações de planejamento para a implantação do programa “Selo da Diversidade Étnico Racial”. O projeto é uma iniciativa da PJF, com o objetivo de combater a discriminação étnica, racial e de gênero no ambiente de trabalho. Durante o encontro foi feita uma análise do tema, de maneira prática, através de uma breve pesquisa com os funcionários da secretaria.
Todos os servidores da SDS tiveram a oportunidade, de forma anônima, de expressar suas ideias sobre como combater racismo, machismo e homofobia dentro do trabalho, além de poder discorrer abertamente sobre como esses males tomam forma no ambiente profissional.
Todas as opiniões foram lidas e discutidas pelos membros da comissão responsável pela implantação do projeto dentro da SDS. A partir dos resultados da reunião, será elaborado umplano de atividades, a ser encaminhado para análise de um comitê gestor, composto de organizações representativas do segmento governamental e da sociedade civil organizada. Ao final desta análise, a PJF avaliará se a SDS deverá, ou não, obter a certificação.
Todas as secretarias participarão do “Selo de Diversidade”, garantindo, assim, que a PJF preze por um ambiente sem preconceitos. Com o “Selo” adquirido, a PJF irá então premiar empresas que promovam a diversidade étnico-racial e de gênero, como um valor que gera igualdade de oportunidades, competitividade de mercado, geração e divisão de renda na sociedade. O selo tem o caráter de reconhecimento da “Responsabilidade Social Corporativa” das empresas, e não haverá custos para a entidade que o solicitar.