As famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), que apresentavam inconsistências no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) tiveram seus dados atualizados por meio da “Averiguação Cadastral” 2015,realizada pelo Departamento de Transferência de Renda (DTR) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Nesta quarta-feira, 13, o DTR divulgou o relatório das atividades realizadas. A ação tem o objetivo de manter as informações dos usuários atualizadas, para que os benefícios recebidos por estas famílias não sejam bloqueados ou cancelados pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Senarc/MDS). O ano passado teve o melhor resultado nas taxas de renovação cadastral e no volume de atualizações em relação aos anos anteriores.
Durante a “Averiguação Cadastral”, por meio de um cruzamento de informações com a base nacional de dados, verificam-se possíveis falhas e são adotadas medidas para corrigi-las. A atualização foi feita através de visitas domiciliares, feitas por assistentes sociais da SDS.
A chefe de DTR, Miriam Monteiro, reforça a importância desta ação para que as famílias beneficiadas não tenham seus dados excluídos do CadÚnico. “As informações subsidiam a formulação e a implantação de várias políticas públicas em nível federal, estadual e municipal capazes de promover a melhoria de vida das famílias brasileiras. Dentre as principais estratégias para a superação da situação de pobreza, está o Programa Bolsa Família (PBF)”.
Segundo Miriam, para realização do serviço, “foram contratadas assistentes sociais e disponibilizados motorista e veículo. Temos um desafio de contribuir para garantia dos direitos destas famílias no município de Juiz de Fora”.
O CadÚnico
Instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Através do CadÚnico, é possível se inscrever em projetos e programas como o Bolsa Família; Carteira do Idoso; Tarifa Social de Energia Elétrica; de Telefonia; Curso Preparatório para Concursos (CPC); Minha Casa, Minha Vida; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.