A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou na manhã desta sexta-feira, 20, uma reunião com assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de todos os equipamentos da Proteção Básica e Especial. O objetivo foi apresentar planos de ações para melhorar o fluxo e a interação entre as unidades e os serviços geridos pela SDS. O evento ocorreu no Auditório do Banco do Brasil (Rua Halfeld, 770 – Centro).
Na presença dos técnicos de todas as unidades socioassistenciais, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, destacou a interação entre os níveis de Proteção Básica e Especial como fatores preponderantes para a superação das vulnerabilidades: “O diálogo entre os serviços deve acontecer sempre visando o usuário, por isso, contamos com o compromisso dos assistentes e técnicos neste desafio. Cada um sabe a diferença que o trabalho de vocês provoca na vida das
pessoas em situação vulnerável”.
A apresentação sobre o fluxo dos serviços é resultado de um processo de padronização, discutido desde o ano passado, entre gestão e entidades executoras. “Foram iniciadas capacitações cujo objetivo era esclarecer o papel de cada serviço. Dando continuidade ao processo, foi formado um grupo menor, para possibilitar as ações e gerar a interlocução entre os serviços”, explicou a chefe do
Departamento de Proteção Básica (DPB), Carla Salomão.
Profissionais da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) participaram da apresentação como executores dos serviços socioassistenciais na cidade. “Ressalto a importância do trabalho da Gestão e Execução em parceria, pois, quando realizado de maneira consciente e responsável – como se exemplificou neste processo – resulta no avanço da qualidade dos serviços ofertados”, avaliou a chefe do Departamento de Proteção Especial da Amac, Alexandra Rossi.
Com a apresentação aos executores, o fluxo será implantado e avaliado em todas as unidades. A previsão é de um retorno prático em um período de 90 dias.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314