Uma equipe de profissionais da Prefeitura de Congonhas (MG) esteve em Juiz de Fora nesta quarta-feira, 23, para conhecer os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), voltados para a população em situação de rua e para os idosos. O grupo visitou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Idoso/Mulher, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), o Núcleo Cidadão de Rua e a Casa da Cidadania.
Coordenadores e responsáveis pelos equipamentos da PJF passaram um pouco de suas experiências e conhecimentos práticos para os dez visitantes, entre eles, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Congonhas, Ronaldo Rodrigues de Assunção. Durante a manhã, eles foram recepcionados na sede da SDS e, posteriormente, visitaram o Creas Idoso/ Mulher, o CCI, o Centro Pop e o Núcleo do Cidadão de Rua. À tarde, a equipe conheceu a Casa da Cidadania.
Ronaldo Rodrigues destacou a importância da visita: “Decidimos vir até o município de Juiz de Fora depois de um estudo que realizamos e que nos mostrou que aqui é desempenhado um ótimo trabalho com a população de rua e com os idosos. Essa é a nossa oportunidade de conferir o desenvolvimento dessas políticas de perto e levar o conhecimento adquirido a Congonhas. Até porque, no caso da população de rua, não temos ainda equipamentos para atender a demanda, apenas o serviço de migração”, afirmou.
“É uma grande honra para a Prefeitura de Juiz de Fora, e ao mesmo tempo um grande incentivo para o nosso trabalho, receber uma delegação de Congonhas, cidade próxima à capital, e que vem até nós, conforme disseram, por terem pesquisado e nos descoberto como uma referência no trabalho da assistência e do desenvolvimento social, e sobretudo nas ações voltadas para a população de rua”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
Desde o início da gestão, a SDS recebeu diversos representantes de cidades mineiras que buscaram conhecer os serviços desenvolvidos no município. Entre os visitantes, já estiveram profissionais de Pedro Leopoldo, Lavras, Dores do Turvo e Ubá.
As unidades
O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção do morador em situação de rua na sociedade, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta, ainda, com uma biblioteca e uma sala de artes, para a promoção de oficinas de artesanato. O centro tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia. A unidade funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, Centro.
O Núcleo do Cidadão de Rua atende a população adulta em situação de vulnerabilidade social e pessoal e que vive nas ruas de Juiz de Fora. Os moradores de rua que chegam ao núcleo, além da possibilidade de pernoitar, recebem alimentação e cuidados com higiene. Todo esse trabalho é supervisionado por uma equipe técnica multidisciplinar. O núcleo possui 134 leitos masculinos e 16 femininos, e fica na Rua José Calil Ahouagi, 592, Centro.
Além desses dois equipamentos, Juiz de Fora conta com outra unidade socioassistencial voltada para a população em vivência de rua: a Casa da Cidadania. Esse equipamento realiza o acolhimento institucional destes cidadãos, que se encontram também em situação de alto risco e vulnerabilidade social. A Casa da Cidadania fica na Alameda Silva Mello Reis, 6.001, Bairro Jardim Esperança.
O Creas Idoso/Mulher é responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com idosos e/ou mulheres em situação de ameaça ou violação de direitos. A unidade fica na Praça Presidente Antônio Carlos, 371, Centro. O telefone de contato é o 3690-8483.
Já o CCI é um serviço que realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e aulas de informática. A unidade, que realiza, mensalmente, cerca de 5.500 atendimentos, fica na Rua Espírito Santo, 434, no Centro.
Todos os serviços são geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com execução da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
SDS