Coube ao Vereador Flávio Cheker, como Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), coordenar a participação da Câmara na preparação para o plebiscito de outubro sobre a comercialização de armas de fogo no país.
As frentes parlamentares a favor e contra o desarmamento promoveram vários embates no município. Os eventos, discussões, seminários tiveram efetiva participação de Cheker, que se posicionou enfaticamente contra o comércio de armas, visando uma sociedade menos violenta e a favor da Vida.
Flávio Cheker participou do Painel, no Dia Municipal pelo Desarmamento, (22/09) como coordenador dos trabalhos, tendo reunido vereadores, sociedade civil organizada, estudantes, educadores e líderes comunitários, para ajudar os juizforanos a se posicionarem no referendo sobre desarmamento.
Apesar de sua posição, sinalizando a favor da Vida e contra a comercialização, Cheker ao presidir às mesas dos eventos dos quais participou, buscou levar a conscientização através de duas frentes: debatendo sempre, com canal aberto ao diálogo, para transformar cidadãos em conscientes multiplicadores de informações.
Como participante e debatedor, Flávio Cheker esteve presente nas rádios locais, em eventos – promovidos pelas entidades civis organizadas, e em palestras, sempre ressaltando a importância da mobilização popular em torno do tema, lembrando que a violência está cada vez maior, atingindo, direta ou indiretamente, a vida de todos os brasileiros.
Para o vereador, a arma é a porta-voz da morte. “Não vamos sentir de imediato as conseqüências desta votação, o país precisa dar mais alguns passos para que o cidadão consiga sentir as mudanças, mas é um importante primeiro passo”.