A redução dos riscos de acidente no trânsito e a melhoria das condições de saúde dos trabalhadores motivaram o vereador Flávio Cheker a apresentar hoje projeto de lei concedendo tempo mínimo de descanso aos motoristas do transporte coletivo urbano.
A medida, que estabelece uma pausa de, pelo menos, 15 minutos da jornada de trabalho, nos pontos finais de cada linha, pode melhorar a concentração dos motoristas e reduzir os níveis de estresse, ajudando a salvaguardar a integridade física e psíquica dos profissionais e a vida dos passageiros.
Doenças ocupacionais como lesão por esforço repetitivo, desvio na coluna e hérnia de disco, que acometem com frequência os profissionais do setor, também podem ser combatidas com essa simples medida. A pausa é apontada por profissionais da saúde como uma das ações preventivas de enfermidades causadas por atividade contínua e repetitiva. O cuidado com a saúde do trabalhador também se reverte em benefícios para as empresas. A redução das doenças ocupacionais minimiza os afastamentos temporários e, por vezes, repetitivos.
A proposta atende solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano Intermunicipal, Interestadual, Fretamento e Turismo (SINTTRO).