A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, através do programa de Ajuda Humanitária, entregou mais de 500 cadeiras de rodas para moradores de Juiz de Fora e região no sábado, 30. A ação contou com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A cerimônia aconteceu na sede da igreja, localizada na Rua Maria Perpétua, 44, no Bairro Ladeira, e teve a presença dos secretários de Governo, José Sóter de Figueirôa, e de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
A Secretaria de Desenvolvimento Social da PJF, através do Departamento de Políticas Para Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), realizou a busca ativa dos interessados em Organizações Não Governamentais (Ongs) e clínicas e o cadastramento de pessoas que precisavam dos equipamentos. Já a Secretaria de Saúde (SS), através do Departamento de Internação Domiciliar (Did), disponibilizou uma equipe de fisioterapeutas que avaliou cada interessado, inclusive registrando medidas, peso corporal e altura, para que as cadeiras doadas fossem adequadas à necessidade de cada um. Além disso, durante o evento, estudantes de enfermagem do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora orientaram sobre os cuidados com a saúde em relação ao câncer de mama e próstata, além de aferição de pressão.
De acordo com Figueirôa, “o projeto é um grande trabalho social desenvolvido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Esta ação é muito importante, uma vez que não temos equipamentos suficientes para doar a todos. Desta forma, a doação garante a mobilidade e inclusão dessas pessoas. Este trabalho que a Igreja realiza em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Governo garante que a gente assegure a esses cidadãos mais qualidade de vida, inclusão social e participação na vida comunitária”.
Cheker também comentou a parceria: “Nós estamos no segundo ano desta iniciativa em Juiz de Fora e a Igreja já entregou alguns milhares de cadeiras. O trabalho da PJF é de extrema importância, uma vez que entra exatamente na seleção desse público-alvo, através da avaliação do grau de deficiência, da necessidade de cada uma destas pessoas, do perfil socioeconômico de cada agraciado, permitindo que essas cadeiras cheguem a quem mais precisa”.
Segundo a chefe do DPCDH, Thais Altomar, a igreja realizou uma parceria com a empresa Ortobras, que confecciona os equipamentos, e buscou auxílio no município, através de algumas secretarias, para a realização da entrega. “A importância desse trabalho é facilitar que as pessoas com deficiência tenham acesso a esta doação. Com a junção de forças conseguimos este resultado”.
Conforme a chefe do Did, Verônica Aparecida Mendonça Lima, o departamento se disponibilizou a realizar a aferição de medidas de todos os pacientes cadastrados. “Os fisioterapeutas do Did participaram de um treinamento oferecido pela Igreja e houve a reorganização das escalas de visitas domiciliares, a fim de que os profissionais realizassem a aferição de medidas do público-alvo. Das 510 cadeiras entregues, 96 serão doadas aos pacientes cadastrados no Did”.
O acesso a uma cadeira de rodas de boa qualidade é um desafio para as pessoas portadoras de alguma deficiência, porque o custo é elevado, e o fornecimento gratuito pode ser demorado, por causa da demanda.
A iniciativa
A Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem um programa permanente de doação de cadeira de rodas, que atua em âmbito mundial, com a meta de entregar pelo menos três mil equipamentos todos os anos. Em 2014, foram 308 doações em Juiz de Fora e região. No Brasil, já são mais de 30 mil nos últimos anos. Em 2016, a doação acontecerá pela segunda vez à população de Juiz de Fora.
Para outras informações da Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, entre em contato com Tiago G. Oliveira – (32) 98418-9846.