Com o objetivo de estimular atitudes de preservação de bens culturais tombados pelo município e de valorização do patrimônio cultural de Juiz de Fora, o Vereador Flávio Cheker institui, através de projeto de lei, de sua autoria, o prêmio “Amigo do Patrimônio”. O projeto visa estimular iniciativas e ações para a conservação, preservação, divulgação e defesa do Patrimônio Cultural do município.
Pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, poderão concorrer à premiação, através do reconhecimento das comunidades, instituições e entidades civis, por suas iniciativas, desde que as mesmas configurem-se como atitudes, gestos, intervenções que propiciem um novo olhar sobre as questões culturais, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito ao patrimônio.
A premiação será feita pela Prefeitura sempre no dia 17 de agosto, data defendida pelo vereador para instituição do “Dia do Patrimônio”. A comissão julgadora será integrada por membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), e por pessoas da área de cultura.
“Através da instituição do ‘Amigo do Patrimônio’ poderemos avançar, de modo direto, porém bem simples, no processo de conscientização dos cidadãos. Não há impacto financeiro e os benefícios são enormes,” argumenta Flávio Cheker.