Na tarde desta quinta-feira, 17, foi lançado, oficialmente, o programa “JF Qualifica – Inclusão Social”, um trabalho desenvolvido sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em cerimônia no auditório da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Durante o evento, o prefeito Bruno Siqueira chamou a atenção para o momento econômico pelo qual o país está passando e para a necessidade de novos programas que supram os cortes, em especial os sofridos pelo Pronatec: “Tivemos destaque nacional na procura pelos cursos do Pronatec. Para atender a essa demanda, buscamos uma possibilidade com os recursos que eram viáveis. A criatividade é fundamental nesse momento de crise. O JF Qualifica Inclusão Social vai ofertar aos cidadãos qualificação profissional e ingresso no mercado de trabalho”.
O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, explanou sobre a trajetória de construção do programa e corroborou das impressões do prefeito sobre a aplicação social da iniciativa. “Sabemos que a ausência do acesso ao trabalho e da renda não são os únicos componentes da vulnerabilidade, mas, com certeza, são essenciais para que se construa uma vida digna. Por isso, acreditamos que o JF Qualifica Inclusão Social será de grande importância para estas pessoas que tanto precisam de uma oportunidade”.
O programa conta com a parceria das escolas do “Sistema S”, que incluem as instituições Senai, Senac e Senat e o Instituto Federal de Educação, IF Sudeste. “Oferecemos a estas pessoas uma oportunidade de qualificação. Neste momento de transição que o país está atravessando, a capacitação é fundamental”, ressaltou o diretor do Senac JF, Luiz Henrique Andrade.
O gerente da Faculdade de Tecnologia do Senai JF, Vander José do Amaral, também enxerga o caráter socioeconômico do programa. “Justamente neste cenário de crise econômica e desemprego, Juiz de Fora se reergue para oferecer à população uma oportunidade única. O JF Qualifica – Inclusão Social é um pacote completo para a qualificação. Além de ficar responsável por todos os custos, oferece ensino de qualidade à população em vulnerabilidade”, concluiu.
As inscrições para os cursos podem ser feitas a partir do dia 25 de setembro, na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Juiz de Fora, conforme orientações especificadas no site da Prefeitura de Juiz de Fora e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O programa
O “JF Qualifica Inclusão Social” é o mais novo programa de inclusão socioprodutiva de Juiz de Fora. Resultado de uma ação intersetorial e da articulação de políticas de geração de emprego e renda, o projeto visa a promover a qualificação profissional dos usuários dos programas da Assistência Social e o acesso ao mundo do trabalho.
Com o propósito de dar a oportunidade de inserção ao mercado de trabalho a todos, o programa tem como público-alvo famílias e indivíduos oriundos de populações urbanas e rurais, em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade acima de 16 anos, inscritas no CadÚnico, com prioridade para os beneficiários do Bolsa Família.
FOTO: Carlos Mendonça
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.