Sancionada, pelo chefe do Executivo, nova lei do vereador Flávio Cheker que institui o prêmio “AMIGO DO PATRIMÔNIO” com o objetivo de estimular atitudes de preservação de bens culturais tombados pelo Município e de Valorização do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora.
A lei de Cheker, que recebeu o número 11.111, de 24 de abril de 2006, não cria impacto financeiro ao poder público e vem premiar as iniciativas reconhecidas e indicadas pelas comunidades, instituições e entidades civis, e as que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como atitudes, gestos e intervenções que propiciem novo olhar sobre a cultura, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito ao patrimônio.
Contribuindo para a conscientização da comunidade, ao difundir conceitos que auxiliem a compreensão quanto à importância da preservação de bens culturais, a lei do vereador define que o título será entregue sempre em 17 de agosto, data defendida como Dia do Patrimônio.
Podem concorrer à premiação pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que tenham praticado ações para a conservação, a preservação, a defesa ou para a divulgação do Patrimônio Cultural da cidade.
A ficha de indicação de amigo do patrimônio será distribuída gratuitamente e, após preenchida, deverá ser entregue na secretaria do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural – COMPPAC, onde uma comissão julgadora, composta por membros do próprio Conselho e por pessoas da área da cultura e do patrimônio cultural divulgarão sua decisão soberana.
O vereador Flávio Cheker acredita que o município será o maior vencedor com esta iniciativa, já que, incentivando diversas formas de expressões e criações artísticas, sua lei está, ao mesmo tempo, promovendo a consciência de cidadania e estimulando a preservação de nossos bens patrimoniais e culturais.