O processo estratégico Poupança Jovem registrou, após o término do período de adesão, na sexta-feira, 1º de agosto, 3.878 novos alunos. Entre os estudantes estão jovens do primeiro ano do ensino médio, regularmente matriculados em escolas públicas estaduais de Juiz de Fora, e alunos dos segundo e terceiro anos do ensino médio, que se transferiram para uma das escolas estaduais participantes. Cerca de 12 mil adolescentes fazem parte do programa na cidade.
A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional (Disq), responsável pela gestão do programa no município, era preencher pelo menos 90% das4.092 vagas disponíveis. Após a prorrogação do período de adesão, que aconteceu em maio, junho e julho, as matrículas atingiram um total de 94,77%. “Avaliamos como muito positivo esse período de adesão. Os educadores sociais fizeram um excelente trabalho no processo de convencimento dos adolescentes, mostrando a proposta do programa e a importância de uma iniciativa como o Poupança Jovem para eles. O nosso objetivo, agora, é garantir que esses jovens estejam participando de atividades de cunho profissional, social e educativo”, afirmou a coordenadora local do programa, Esther de Amorim.
Após a adesão, os alunos irão participar de uma série de atividades coletivas e individuais, além de frequentar as aulas, para que possam receber o benefício que o Poupança Jovem oferece. As atividades coletivas dizem respeito à territorialidade, participação social e ao mundo do trabalho. Já as individuais referem-se às formações cidadã, escolar, cultural e profissional.
O Poupança Jovem
O Poupança Jovem é um processo estratégico do Governo de Minas Gerais, executado na cidade pela PJF, no qual os estudantes do ensino médio recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil, que pode ser sacada ao término do terceiro ano. Além disso, os alunos participam de atividades que visam o conhecimento e a capacitação para o futuro profissional.
Os alunos atendidos pelo Poupança Jovem têm acompanhamento do rendimento escolar, atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes. Para participar, o aluno deve ter frequência regular em sala de aula, bom desempenho escolar, participar de oficinas e cursos extracurriculares, entre outras atividades. Para mais informações sobre o programa, os interessados podem ligar para 3690-7630.