Aconteceu nesta terça-feira, 1, a 4ª Assembleia do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A gestão e a execução do equipamento se reuniram com cerca de 20 pessoas, para discutir as necessidades e sugestões de cada um, a fim de melhorar os serviços e os vínculos entre eles e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Para esta reunião foram preparadas dinâmicas de grupo, incentivando a discussão sobre o Centro Pop. “Precisamos dar a estas pessoas a oportunidade de conversarem sobre a situação inerente a eles, as dificuldades que estão tendo, reivindicações, sugestões, e ainda levá-los a refletir sobre o espaço que utilizam. É muito importante para a rede melhorar o relacionamento com esta população. Por isso, questioná-los como enxergam o serviço e como imaginam o Centro Pop ideal, procurando trazer mais conforto e participação para dentro do equipamento”, pontuou a supervisora de Atenção à População em Situação de Rua, Denise Scoralick.
A rede busca manter um contato próximo com os atendidos, realizando reuniões com frequência. Hoje, a unidade atende, diariamente, cerca de 120 pessoas em situação de rua.
A unidade
O Centro Pop é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da PJF, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção na sociedade do cidadão em situação de rua, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta, ainda, com uma biblioteca e uma sala de artes para a promoção de oficinas de artesanato. O Centro Pop tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia, e funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, no Centro. O cidadão pode ter acesso procurando pessoalmente a unidade ou através do Serviço de Abordagem Social, que pode ser solicitado por qualquer pessoa, pelo telefone 3690-7770.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.