Três meses após a audiência convocada pelo vereador Flávio Cheker para tratar dos problemas enfrentados na preservação do Morro do Imperador e do seu entorno, já são evidentes os primeiros efeitos do debate público. Apontada como uma das principais ameaças aos moradores e visitantes da área, a insegurança do local diminuiu com o projeto “Trilhas do Imperador”.
Concebida pela Guarda Municipal em resposta à audiência, a operação é realizada duas vezes por semana, em dias e horários alternados, por quatro guardas devidamente identificados e equipados. O efetivo caminha pelas trilhas ecológicas, que vinham sendo tomadas por usuários de drogas e assaltantes. Os guardas realizam também um trabalho preventivo, observando adversidades e contactando outros órgãos envolvidos com a solução das irregularidades. Segundo moradores da região, a operação vem surtindo efeitos positivos.
Em busca de soluções para esse e outros problemas, um grupo em defesa do Morro do Imperador vem realizando reuniões periódicas, com a presença do vereador Flávio Cheker. No último encontro, ocorrido hoje, foram traçados objetivos de curto, médio e longo prazos.