A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu, nesta quinta-feira, 3, palestra para servidores da pasta sobre a implementação do “Selo da Diversidade Étnico-racial e de Igualdade de Gênero no Mercado de Trabalho”. Na ocasião, foi lançada a campanha interna que será desenvolvida executada na SDS. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).
A palestra foi ministrada pela supervisora de Atenção à Educação na Diversidade da Secretaria de Educação (SE) e integrante do Comitê Organizador do Selo, Margareth Campos de Moreira, e será realizada também nesta sexta-feira, 4, às 15 horas. Com a criação do “Selo da Diversidade”, lançado no final de 2013, a PJF ratifica o compromisso de criar iniciativas afirmativas, que serão desenvolvidas dentro de um ano, através de um plano de ações voltadas para as questões de raça, de gênero e da pessoa com deficiência.
O supervisor do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Leandro Barros Ribeiro, explicou que a campanha que está sendo desenvolvida na SDS está pautada no viés democrático, com a participação de grande parte dos servidores da secretaria. “Tudo que estamos propondo fazer foi sugerido pelos próprios funcionários. Esse foi o pontapé inicial para todas as ações que serão implementadas na SDS.”
De acordo com Margareth, essa discussão é um convite para se pensar nas relações de trabalho, que devem ser mais humanas. “A garantia da construção de respeito no nosso ambiente de trabalho é um processo longo, de reconstrução de nós mesmos”.
Selo da Diversidade Étnico-racial e da Igualdade de Gênero no Mercado de Trabalho
A PJF é a primeira prefeitura da Zona da Mata a promover o tema dentro do setor público. Cada setor do Executivo terá dois representantes, que colocarão o assunto em discussão dentro das suas secretarias. Dez órgãos do Executivo municipal, entre secretarias e administração indireta, fazem parte deste trabalho: Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), de Governo (SG), de Saúde (SS), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), de Transporte e Trânsito (Setrra), de Administração e Recursos Humanos (SARH), de Governo (SG) e de Planejamento e Gestão (Seplag). Para conduzir os trabalhos, foi criado o Comitê Gestor, composto por organizações representativas do segmento governamental e da sociedade civil organizada.
A “Cartilha da Diversidade Étnico-racial no Mercado de Trabalho”, elaborada pelo Compir, com apoio da SG, detalha os objetivos e as características do “Selo da Diversidade”, apresentado em novembro de 2013. A proposta é reconhecer o trabalho das empresas, associações civis e entidades públicas ou privadas, na promoção e valorização da diversidade nas políticas internas de recursos humanos e nos programas de responsabilidade corporativa, além de fomentar a superação da discriminação no mercado de trabalho. A intenção do projeto é implementar nas empresas as ações afirmativas, objetivando a promoção da diversidade étnico-racial e de gênero como um valor que gera igualdade de oportunidades, competitividade de mercado, geração e divisão de renda na sociedade.