Em pelo menos quinze anos acompanhando de perto os inúmeros problemas de erosão, Flávio Cheker disse estar respirando mais aliviado, depois de ter visitado, no dia 27 de agosto, as obras que vêm sendo executadas no Morro do Alemão. Para o vereador, a satisfação é do ponto de vista ambiental, mas ele ainda quer alguns esclarecimentos sobre o processo e objetos da permuta, que foi realizada entre o Poder Público e a empresa de Engenharia Multitek.
Flávio esteve no local e constatou que a intensa movimentação de terra, iniciada há cerca de quatro meses, vem recuperando o solo que apresentava gigantesca erosão e inúmeros aclives negativos. A área possuía voçorocas, com iminência de desabamentos e de ameaça à vida dos moradores na região, e contribuíam para acelerar o assoreamento do Rio Paraibuna e córregos afluentes, provocando enchentes em tempos de chuva.
A questão do Morro do Alemão se transformou em um dos principais problemas ambientais de Juiz de Fora, aguardando solução há anos, e sempre foi uma das prioridades de Cheker, que elaborou um “dossiê”, contendo relatos, fotografias, denúncias e negociações sobre o local. O material elencado neste volume poderá, por sugestão do vereador, se transformar em um Livro de Educação Ambiental.
Durante a visita, Flávio recebeu informações do engenheiro responsável sobre as obras de terraplenagem, drenagem e re-vegetação, que visam proteger as nascentes, os córregos e os recursos naturais da região, bem como as encostas e o maciço do platô. A área vem recebendo, também, cuidados especiais para o escoamento adequado das águas.
O vereador saudou a recuperação da degradação, que tomava vultos preocupantes, e informou que o engenheiro colocou-se à disposição para prestar mais esclarecimentos aos vereadores sobre as intervenções no local. Para Flávio, existem questões – a serem esclarecidas – que envolvem a permuta da área do Morro do Alemão, realizada entre o Município e a empresa de engenharia, já que esta não apresentou projeto de ocupação para o local.
“Há dúvidas sobre as intervenções naquela região, isto porque uma parte das obras deverá ser executada pela Multitek, mas há também obras de responsabilidade do Poder Público. Há necessidade de esclarecimentos de indagações como estas e de tudo o que envolve o Morro do Alemão. Queremos que fiquem claras as ações e as alternativas a serem viabilizadas no local”, afirmou o vereador.
Ele afirmou ainda que as ocupações consolidadas próximas ao Morro e no bairro Borboleta já são observadas em seu avanço e que, também, não podem ser ignoradas. “São áreas que necessitam de imprescindível atenção, amplo estudo e ações pontuais para a solução de problemas ali já detectados”, alertou.