Na busca por melhores condições de vida para a população menos favorecida, o vereador também coordenou esta semana reunião de apoio aos catadores de papel na qual foi apresentado um projeto que pretende avaliar a saúde do segmento.
Idealizada por professores da faculdade de enfermagem e de engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a pesquisa deve traçar um diagnóstico da saúde dos trabalhadores, levando em conta fatores como local de separação de material, exposição ao sol e à chuva, poluição das ruas e risco de contaminação de doenças.
O projeto prevê ainda outras atividades, como a realização de oficinas educativas, a identificação da necessidade de encaminhamento a profissionais de saúde, a manutenção de um calendário de vacinação atualizado e a realização de exames preventivos.
O trabalho será realizado em dois anos e contará com um orçamento de R$ 100 mil. Os recursos serão utilizados na aquisição de equipamentos e materiais, bem como no pagamento de bolsas aos 50 estudantes universitários que participarão das atividades.
Nessa semana, Flávio realizou ainda mais visitas a bairros. O vereador esteve na zona rural de Juiz de Fora para conhecer a realidade dos moradores de Cachoeira – próximo a Igrejinha -, que se resume a um verdadeiro abandono por parte do poder público.
Em busca de soluções para os problemas detectados, Cheker encaminhará ao Executivo uma série de expedientes, requerendo a realização dos serviços necessários.
Visando estender a uma maior parcela de juizforanos o direito ao transporte público gratuito, o vereador Flávio Cheker solicitou ao Executivo que avalie a possibilidade de alterar a legislação referente à gratuidade para pessoas com deficiência. Cheker defende que o benefício, hoje assegurado a quem recebe até três salários, passe a contemplar quem possua renda de até cinco mínimos.
A Secretaria de Transporte informou que a viabilidade da proposta será analisada dentro de noventa dias, quando vai se reunir para realizar a análise técnica sobre a gratuidade do transporte coletivo, com base nos dados da bilhetagem eletrônica.