Moção de Aplauso
Sr. Presidente,
Srs. Vereadores,
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário, que seja dirigida a presente Moção de Aplauso ao Sr. Fábio Luiz Figueira dos Santos e ao FAMCoral Juiz de Fora – Festival Acadêmico de Música Coral de Juiz de Fora, em nome do Poder Legislativo de Juiz de Fora, pelo importante serviço de valorização da cultura do canto coral no Município e região.
Fábio Luiz Figueira dos Santos, natural de Além Paraíba-MG, estudou Piano e Canto Coral pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. É bacharelando em Piano pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem formação em Regência e Prática Coral e, ainda, Canto e Técnica Vocal e também atuou como coralista.
Fábio Luiz tem uma intensa atuação cultural como músico, destacando-se, em Além Paraíba, como regente e diretor artístico da Associação Artística e Cultural Coral Concertus Angelorum de 2002 a 2006 e como regente do Coral do Colégio Além Paraíba, por ocasião da comemoração dos 80 anos da referida entidade de ensino, no ano de 2002. Em juiz de fora, também como regente, esteve à frente do Coral do Colégio Saúde nos anos de 2006 e 2007. É regente auxiliar do Coral da Scala Escola de Música desde 2006 e regente do Coral São Mateus desde 2007. Em 2008 foi preparador do Coral do Curso Internacional de Música Scala-Cinves.
Como compositor e arranjador foi conferido com prêmios, um deles de primeiro colocado, no Festival Acadêmico da Canção de Além Paraíba nos anos 2000, 2001 e 2004. É professor de Piano e Teoria Musical no ensino privado e já atuou como professor de música no Centro Cultural Pró-Música. Como instrumentista, atua como pianista acompanhador do Coral CESAMA. É o criador, organizador e Diretor Artístico do Festival Acadêmico de Música Coral de Juiz de Fora desde sua primeira edição em 2006.
O FAMCoral – Festival Acadêmico de Música Coral de Juiz de Fora é um encontro dos corais acadêmicos, formados por estudantes de colégios e faculdades, da cidade Juiz de Fora-MG e de todo o país. Tem a proposta de englobar os diversos grupos de Música Coral das instituições de ensino, buscando potencializar valores de sensibilidade, de humanismo e cidadania dos estudantes, promovendo sua inserção na arte da Música Coral. O Festival tem, a cada edição, conquistado cada vez mais o público juizforano que, receptivo, marca constante presença nos diversos concertos, o que faz com que as entidades de ensino, através de seus corais, se voltem para a cidade de Juiz de Fora no período da realização do Festival trazendo sempre o que há de melhor na Música Coral.
Palácio Barbosa Lima, 17 de novembro de 2009.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR
Líder do PT