Moção de Aplauso
Sr. Presidente,
Srs. Vereadores,
Um dos grandes desafios deste nosso iniciante e tumultuado século XXI é o de criar uma cultura de respeito e interação com o mundo físico no qual vivemos.
Ainda visto como iniciativa de um minoritário e visionário grupo social, o reconhecimento da necessidade de ações diárias e cotidianas para a construção dessa nova cultura começa a ganhar, no entanto, mais e mais adeptos.
É nesse contexto que iniciativas como a do Colégio de Aplicação João XXIII merecem não só o nosso reconhecimento, mas o nosso empenho em divulgá-la como exemplo inspirador de atitudes semelhantes, na rede pública e privada de ensino.
Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente, como membro titular do Conselho de Alimentação Escolar, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo colégio.
A prática de implantação da cantina saudável, − onde não entram mais as frituras e outros produtos nocivos à saúde, substituídos, por exemplo, pela boa salada de frutas − feita através de um processo conjunto com os alunos e familiares além da indispensável presença do cantineiro, aponta para uma conquista fundamental para as novas gerações: a formação de hábitos alimentares saudáveis e seletivos, radicalmente diferentes das “podres delícias” que sempre ingerimos.
Assim, requeiro à Mesa, ouvido o Plenário, seja a presente Moção de Aplauso, regimentalmente aprovada, dirigida aos alunos, pais, funcionários, professores, cantineiros e diretores do Colégio de Aplicação XXIII, à Comissão da Cantina, responsável pela implantação do projeto, composta pelos professores Sylvia Helena dos Santos Rabello, Maria do Carmo de Almeida Penchel, Nati Barbosa, pela Diretora Pedagógica Andréa Vassalo Fagundes Fernandes, e pelo Diretor do Colégio de Aplicação João XXIII, José Luiz Lacerda, cumprimentando toda a comunidade escolar pela brilhante, necessária e humanista iniciativa.
Palácio Barbosa Lima, 29 de outubro de 2007.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR
Líder do PT