O vereador Flávio Cheker permanece atento à necessidade de viabilizar a conclusão das obras do Restaurante Popular. O parlamentar acompanhou na manhã desta segunda (24/10) inspeção técnica ao empreendimento, realizada pelo engenheiro civil Georges Emmanuel, enviado especial do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). De acordo com Georges, a visita foi motivada pela preocupação da Ministra Tereza Rampinelli com a demora na entrega do aparelho.
Apesar de não deixar de apontar a morosidade com que a Prefeitura lida com a obra, Cheker ressaltou ao engenheiro que a preocupação do Comsea (Conselho Municipal de Segurança alimentar), do qual faz parte, é que o Restaurante Popular seja inaugurado o quanto antes. O vereador destacou a importância da vistoria técnica, principalmente para que localize os principais gargalos estruturais que vêm comprometendo a conclusão da construção. “Trata-se de um motivo a mais para que se agilizem os trabalhos, de modo que a população que dele vai se utilizar tenha em curto prazo acesso aos benefícios do Restaurante”, afirma.
Na opinião de Georges, há condições técnicas para que o Restaurante Popular seja concluído em no máximo 60 dias. Na presença do secretário de planejamento do município, André Zuchi, o engenheiro alertou para que os trabalhos não estendam este prazo. Ele lembrou que a Prefeitura tem até o fim do ano para encerrar a obra, sob o risco de ter que devolver os valores disponibilizados pelo MDS.
As obras do Restaurante Popular tiveram início em 2005, ainda durante a gestão anterior. Posteriormente, foram retomadas em 2010, já sob o atual governo após intensa pressão popular. Neste momento, o prefeito prometeu concluir os trabalhos em março deste ano. No entanto, a entrega definitiva do empreendimento vem se arrastando desde então. O vereador Flávio Cheker e demais membros do Comsea têm realizado inspeções mensais e destacado o ritmo lento com o que os trabalhos prosseguem.
Leia também
Novos atrasos nas obras do Restaurante Popular
Segurança alimentar: o muito falar e o nada dizer
Restaurante Popular: eu espero, tu esperas, quem tem fome também espera
O Restaurante Popular vem atender ao direito à alimentação e está sendo aguardado com grande ansiedade por todos que querem uma Juiz de Fora com mais justiça social. Que sua gestão atenda às expectativas desse povo é o mínimo a desejar. Parabéns Flávio Cheker por sua dedicação a essa causa.