O vereador Flávio Cheker reapresentou projeto de lei que prevê velocidade máxima de 20 km/h nos principais cruzamentos de pedestres na Avenida Rio Branco para o transporte coletivo urbano. O objetivo da matéria é a redução de acidentes e atropelamentos em trechos de intenso tráfego registrados na avenida.
Em janeiro de 2004, Cheker apresentou o projeto e conseguiu a sua aprovação na Câmara Municipal, entretanto, na ocasião, a matéria foi vetada pelo Executivo. Agora, o momento é propício para a retomada do debate, tendo em vista que até a Prefeitura já reconheceu a necessidade de controlar o trânsito e a velocidade nesses locais.
O alto número de acidentes, inclusive com vítimas fatais, é citado pelo vereador como argumento para justificar uma intervenção. Flávio defende o aumento do controle da velocidade em cruzamentos como o da Rua Floriano Peixoto e o da Avenida Independência, entre outros pontos críticos, que também precisam ser analisados.
Deixando claro o que pretende, Cheker afirma que o veículo pode estar em velocidade, mas quando se aproximar da travessia de pedestre deve reduzir para 20 km/h, estando o sinal aberto ou não para o motorista. Dessa forma, a velocidade de operação do sistema é mantida e a vida preservada. O vereador alerta que a possibilidade de acidente fatal é de 90% se a vítima for atingida por um veículo acima do limite proposto.
“Estou convencido de que minha proposta irá evitar acidentes nas principais travessias de pedestres da Avenida, resguardando a segurança dos cidadãos. Trata-se, sem dúvida, de medida de grande interesse público,” afirma.
A expectativa de Cheker é de aprovação do dispositivo, já que o projeto de lei visa impedir que mais cidadãos tenham suas vidas barbaramente interrompidas em decorrência do intenso trânsito de veículos e pedestres nessa via. Antes de ir a plenário, o projeto passará pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e pela de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente.