Dispõe sobre denominação de Logradouro Público.
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprova:
Art. 1º – Passa a denominar-se “Rua José Renato Borges de Almeida”, a atual Rua “C” do Loteamento Via do Sol, no Bairro São Pedro.
Art. 2º – Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Palácio Barbosa Lima, 19 de março de 2008.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR PT
JUSTIFICATIVA
José Renato Borges de Almeida, bancário, nasceu em Juiz de Fora no dia 20 de maio de 1950 e faleceu na sua cidade de nascimento no dia 05 de maio de 2006, prestes a completar 56 anos de vida. Para aqueles que o conheceram, Zé Renato ou Jotinha, sempre foi uma pessoa de intelecto instigante e senso de humor memorável. Suas tiradas inteligentes cativam instantaneamente os seus interlocutores, principalmente em virtude de sua habilidade em elaborar trocadilhos inesquecíveis.
Um fato importante que deve ser lembrado a respeito de José Renato foi o seu engajamento cívico na vida política juiz-forana. O seu interesse pelas questões públicas foi despertado já na Universidade Federal de Juiz Fora, quando militou no movimento estudantil no período final da ditadura militar. Posteriormente, tendo sido aprovado em concurso público para o Banco do Estado da Guanabara e o Banco do Brasil, ingressou na carreira bancária. O Banco do Brasil foi a instituição escolhida por José Renato para exercer sua carreira profissional, e foi nela que se aposentou.
No período compreendido entre a década de 80 e 90 do século passado, José Renato militou no movimento sindical dos bancários em Juiz de Fora, tendo participado de diversas mobilizações em defesa de sua categoria. A vida cívica de José Renato foi marcada, também, pela militância em diversos partidos políticos, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), e o Partido Comunista do Brasil (PC do B). Dessa forma, o histórico cívico de José Renato Borges de Almeida justificaria essa grande homenagem por parte do Legislativo Municipal.
Palácio Barbosa Lima, 19 de março de 2008.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR PT