Dispõe sobre denominação de Logradouro Público.
Projeto de autoria do Vereador Flávio Cheker.
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprova e eu sanciono a seguinte Lei: 3
Art. 1.º – Passa a denominar-se “Rua Heitor Villa Lobos”, a atual Rua “E” situada no Loteamento São Lucas I, no Bairro São Pedro.
Art. 2.º – Revogadas as disposições em contrário, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Paço da Prefeitura de Juiz de Fora, 04 de outubro de 2002.
a) TARCÍSIO DELGADO – Prefeito de Juiz de Fora.
a) PAULO ROGÉRIO DOS SANTOS – Diretor de Administração e Recursos Humanos.
NOTA BIOGRÁFICA
HEITOR VILLA LOBOS
Compositor brasileiro (Rio de Janeiro, 1887 – id., 1959). Iniciador do modernismo musical no Brasil, redescobriu o folclore nacional, superando-o num esforço vigoroso de imaginação que lhe possibilitou a criação de uma temática popular original. A música negra e as canções sertanejas que ouvia concomitantemente com os prelúdios e fugas do Cravo bem temperado de Bach, nos saraus musicais em casa de seu pai Raul Vila-Lobos, iriam sustentar e dar alimento à sua vasta obra, que incluiu música dramática (óperas e bailados), coral-sinfônica, orquestral, sacra, concertante, vocal para piano, e música de câmara. Amigo de Stravinsky, Varèse e Prokofieff, Villa Lobos tem nas Bachianas brasileiras (nove suítes musicais, 1930 a 1945) a expressão de maior êxito de seu repertório. Óperas: Aglaia (1909); Elisa (1910); Yerma (1956), Bailados: Uirapuru (1917); O papagaio do moleque (1932). Música coral-sinfônica: Descobrimento do Brasil (1937); Tiradentes (1939); Invocação em defesa da pátria (1943). Música Orquestral: Amazonas (1917); Erosão (1950); Odisséia de uma raça (1953, dedicada ao Estado de Israel). Música sacra: Marchas religiosas (1915-1918); Música sacra (1952). Música Concertante: Fantasia de movimentos mistos (1922), para violino e orquestra de Concerto grosso (1959), para orquestra de sopros, flauta, oboé, clarinete e fagote solistas. Música de câmara: Canto do cisne negro (1917), escrito para a quarta corda do violino ou violoncelo; Fantasia (1959), para saxofone e piano. Música vocal: Poemas indígenas (1926); Canções típicas brasileiras (1919-1935). Música para piano: Brinquedo de roda (1912); Lenda do caboclo (1920)
Trata-se de uma homenagem ao célebre artista, que conjuntamente com Carlos Gomes, Wolfgang Amadeus Mozart, Frederic Chopin, Ludwig Van Beethoven, Josef Haydn, Johann Sebastian Bach, Guiseppe Verdi, Johann Brams, Franz Schubert, Richard Wagner, Johann Strauss, Robert Schumann e Antonio Vivaldi, tanto contribuiu para o florescimento da arte musical.
Por solicitação dos empreendedores estamos nomeando desta forma as ruas do loteamento em questão, homenageando estes mestres da cultura universal.