Selecionada junto a outras oito cidades brasileiras para receber o piloto do Pronatec Aprendiz, desdobramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Juiz de Fora foi pioneira na execução do projeto. Com as aulas iniciadas em dezembro, o município é o único do país que conseguiu viabilizar o programa federal – ficando à frente de capitais como Belém (PA), Palmas (TO), Manaus (AM) e Teresina (PI) – com o objetivo de encaminhar jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ao aprendizado em micro e pequenas empresas.
Juiz de Fora foi escolhida para receber a nova iniciativa do Pronatec pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em reconhecimento por ser a cidade mineira com maior número de matrículas no programa em 2014. Entre os motivos que promoveram o sucesso do Pronatec Aprendiz pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), estão o trabalho de sensibilização dos adolescentes para o curso e a adesão de 13 micro e pequenas empresas da cidade que contrataram todos os jovens aprendizes com vínculo empregatício formal e colaboram para a completa formação profissional dos adolescentes, unindo a teoria à prática.
“É emocionante ver a iniciativa dando certo e possibilitando novos caminhos para os adolescentes e jovens; o apoio dos micro e pequenos empresários foi fundamental para esse sucesso. Esperamos agora que nossa experiência possa servir ao MDS para o sucesso do programa no resto do país”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
Atualmente, 20 adolescentes oriundos dos serviços de Proteção Especial da SDS participam do Pronatec Aprendiz, entre eles jovens em situação de acolhimento institucional ou familiar, em cumprimento de medidas socioeducativas ou dentro do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). Nessa fase inicial do programa, as atividades se dividem em três dias por semana nas empresas e dois dias de aulas teóricas no Sest-Senat – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.
Transformando vidas através da educação
Além de oportunizar aos jovens a qualificação profissional em diferentes segmentos da informática, o Pronatec abre caminhos para um futuro apoiado na educação e na independência. “A receptividade dos meninos com o curso é muito positiva porque eles estão conseguindo agregar o que aprendem na empresa com a aula teórica. Aproveitamos o engajamento deles para falarmos de temas comportamentais, não só sobre o técnico, como postura e atendimento dentro do ambiente de trabalho. Eles já estão desenvolvendo muita coisa bacana e isso é só o começo”, ressalta a responsável pelo projeto no Sest-Senat, Flávia Roque.
Entre as aprendizes, está a adolescente de 15 anos I. S., que já trabalha na área e espera crescer no ramo para conseguir ainda mais espaço na futura profissão. “Já aprendemos muito e isso só tende a aumentar. No próximo módulo, vamos aprender a trabalhar com novas coisas relacionadas a informática, mas já discutimos, por exemplo, a postura correta no ambiente de trabalho. No futuro, é possível utilizar o que aprendi para novos empregos”, ressalta a jovem, assistida pelo acolhimento institucional.
Atuando na parte administrativa de uma empresa local, a adolescente A.C., de 15 anos, está no programa de acolhimento familiar e aproveita a rotina no novo emprego para assimilar melhor o que aprende nas aulas do Pronatec. “É uma experiência que não dá para a gente esquecer, vamos levar para a vida toda o aprendizado técnico e as lições para melhorar o comportamento e a postura. Acho maravilhoso ter a oportunidade de já poder aliar as duas coisas. É um processo que a gente vai aprimorando aos poucos, é uma coisa nova nas nossas vidas”, ressaltou a jovem.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.