A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Departamento de Transferência de Renda (DTR), divulgou nesta segunda-feira, 15, o balanço da segunda etapa do projeto de busca ativa “Alô Moradores, Cadastro Único Chama”. Foram realizados 141 atendimentos, incluindo cadastros, atualizações cadastrais, orientações e encaminhamentos ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro. As ações ocorreram de segunda-feira, 8, a quinta-feira, 11, na Escola Municipal Engenheiro André Rebouças, no Bairro Milho Branco.
O “Alô Moradores” tem como meta identificar, cadastrar e recadastrar famílias de baixa renda no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico). O objetivo é, com isso, garantir o acesso das famílias mais vulneráveis de determinadas localidades aos programas e serviços socioassistenciais oferecidos. “O comparecimento da população foi expressivo. O balanço é muito positivo, não somente pelo número de cadastros realizados, mas pelo volume de informações que conseguimos difundir, apresentando outros programas e serviços que eram desconhecidos pela população. Isto só aponta a importância de a SDS ir ao encontro dessas famílias em situação vulnerável e incluí-las na cobertura dos serviços socioassistencias”, ressaltou a supervisora de Assistência e Auditoria de Beneficiários do DTR, Tânia Franklin.
A ação contou com o apoio das escolas municipais Engenheiro André Rebouças e Rocha Pombo, creche comunitária Paulo Freire, Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Milho Branco, Associação para Mobilização Educacional e Beneficente (Ameb) e Associação de Moradores do Bairro Milho Branco.
O CadÚnico
O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Através do CadÚnico é possível se inscrever em projetos e programas como o Bolsa Família; carteira do idoso; Curso Preparatório Para Concursos (CPC); Minha Casa, Minha Vida; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Para mais informações, o telefone do Departamento de Transferência de Renda é o 3690-7071.