A tarde desta terça-feira, 15, exigiu muita concentração dos idosos que participam do Grupo ConViver, projeto do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Leste Linhares, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) com execução da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Os participantes iniciaram uma nova oficina de xadrez, onde puderam colocar em prática o que já dominavam sobre o jogo e também aprender com os tutores.
Ministrada pelo professor Haroldo Guimarães, a oficina divertiu os presentes, proporcionando um momento de interação. “O xadrez é uma importante atividade que estimula os idosos. Ele trabalha as capacidades que ajudam no desenvolvimento da concentração, raciocínio, autocontrole, objetividade, entre outros, melhorando assim a autoestima e a qualidade de vida”, reforçou a Coordenadora do Cras Leste, Érica Fernandes.
Quinzenalmente, diferentes oficinas são oferecidas aos assistidos pelo Cras Leste Linhares, onde abordam temáticas diferentes, objetivando o fortalecimento de vínculos entre os idosos e a comunidade.
O Cras
O Cras, serviço da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), é a porta de entrada para os serviços da assistência e do desenvolvimento social. A unidade presta atendimento a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O Cras Norte fica na Rua Tomé de Souza, 95, Benfica. O telefone da unidade é 3690-8677.