Após pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes, de Viçosa, o vereador Flávio Cheker foi indicado como um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal de Juiz de Fora. O resultado concedeu ao legislador uma das mais importantes distinções: a Medalha da Inconfidência.
A entidade tem como missão contribuir para a valorização da cidadania, para o aperfeiçoamento da gestão pública segundo os princípios da inovação, da ética e da probidade administrativa, estimular e apoiar iniciativas de ação comunitária e difundir o ideário de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) para as novas gerações.
Os valores do Instituto são inspirados nos seguintes princípios:
– compromisso com o pluralismo de opiniões e o debate qualificado de idéias;
– crença na democracia como processo de mediação de conflitos e deliberação dos assuntos públicos;
– defesa da democracia como parte integrante do desenvolvimento;
– neutralidade partidária, na seleção de temas, na reunião de pessoas e na promoção de idéias; e transparência na utilização dos recursos disponíveis.
A Medalha da Inconfidência é uma homenagem conferida a prefeitos, vereadores e personalidades que “atuam e exercem seus mandatos com respeito à cidadania”. A solenidade de entrega aconteceu no dia 14 de dezembro, no auditório Liceu de Artes, Cultura, Esporte e Saúde Presidente Juscelino Kubitschek – Laces JK, em Belo Horizonte.
Entre as presenças confirmadas: o deputado federal Rodrigo de Castro, o deputado estadual Domingos Sávio e os juristas municipalistas Tarcísio Delgado, ex-prefeito de Juiz de Fora, Randolpho Martino e o professor Jacks Andrade.
Flávio Cheker é Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Juiz de Fora – MG, criada, por sua iniciativa, em 20 de novembro de 1997 através da Resolução nº 1095.
Os trabalhos da Comissão visam estreitar o relacionamento entre sociedade civil e o Poder Legislativo na formulação de políticas na área de Direitos Humanos. É composta por três membros e um suplente que têm entre seus objetivos promover o acompanhamento de todos os assuntos relativos aos Direitos Humanos no âmbito do Município de Juiz de Fora, com ênfase ao combate à violência urbana e rural, garantia dos direitos da criança e do adolescente, relações de gênero, luta contra qualquer tipo de discriminação e racismo, sistema penitenciário e egressos, políticas sociais e públicas, entre outros.