Indicado por alunos para ser anfitrião na Câmara Municipal de Juiz de Fora, o vereador Flávio Cheker recepcionou e proferiu palestra, no dia 31 de maio, para aproximadamente 24 estudantes e monitores de instituições ligadas à rede Inaciana de ensino. Com o tema “Economia Solidária”, sugerido pelo professor Mateus Geraldo Xavier, o evento contou com a participação de representantes de colégios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Diversos aspectos da conjuntura sócio-econômica brasileira, as alternativas de solução para os principais problemas nacionais, assim como a participação dos poderes constituídos, com suas perspectivas e responsabilidades, foram algumas das questões levantadas, durante a palestra, pelos estudantes. Eles participam do 19º Encontro de Alunos Colaboradores da rede e vieram para uma visita guiada às dependências do Palácio Barbosa Lima.
Com idades entre 15 e 17 anos, mostrando-se informados e preocupados com o futuro da Nação e do Mundo, os alunos abordaram outros temas com o vereador. Entre eles, as ações do Sistema Único de Saúde, as questões que envolvem meio ambiente, como coleta seletiva e catadores de material reciclável, preservação da ecologia e a ameaça do aquecimento global e suas conseqüências.
Apontando Flávio Cheker como liderança política, indagaram sobre sua trajetória pessoal e profissional, passando pela história dos Movimentos Estudantis e a criação do PT (Partido dos Trabalhadores). Foram citados alguns momentos da Ditadura, a força e as vitórias das manifestações populares até chegar no atual regime Democrático.
A legislação e os processos para sua elaboração, as lutas partidárias, a representatividade no plenário e a participação dos Poderes na economia solidária também fizeram parte das indagações dos estudantes. Para Cheker, “esta geração é a esperança para a formação de futuros líderes políticos, já que os jovens vêm mostrando aversão ao sistema corrupto e cheios de escândalos, que a mídia brasileira tem divulgado nos últimos tempos.”
Visitaram a Câmara alunos do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora, Colégio Loyola em Belo Horizonte, Colégio Santo Ignácio de Loyola, no Rio de Janeiro, Colégio Anchieta em Friburgo –RJ, Escola Técnica e Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí –MG e Colégios São Luiz e São Francisco Xavier, em São Paulo. Eles vieram acompanhados dos professores de ensino religioso, Mateus Xavier e David Ferreira.