A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) promoveu, nesta quinta-feira, 23, uma oficina para aguçar a formação humanística dos estagiários. Os estudantes do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH) foram levados a conhecer a realidade da população em situação de rua atendida no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop).
A atividade foi orientada pela supervisora de Direitos Humanos e Cidadania do DPCDH, Giane Elisa Sales de Almeida. Ela afirmou que intenção do projeto é “criar um espaço de estágio que realmente seja educativo e crie uma cultura de Direitos Humanos nas práticas profissionais”.
A ação foi um convite do próprio Centro Pop e discutiu o olhar da sociedade sobre a população em situação de rua, como eles mesmos se veem e os Direitos Humanos. Com um tom lúdico e dialético, usando objetos como brinquedos de encaixe e uma caixa de presente com um espelho colado ao fundo, foram trabalhados temas como a autoestima e a legislação prevista na Constituição Federal.
Para a equipe de estagiários, composta por estudantes de Serviço Social, Jornalismo e Enfermagem, o momento de formação gerou um grande aprendizado. Para a estudante de Jornalismo Thaís Mariquito, “foi um aprendizado para todos nós, estagiários e moradores de rua. Eles conheceram um pouco mais dos próprios direitos e nós conhecemos um pouquinho dessa realidade que parece tão distante da nossa, mas que, na verdade, está sentada na nossa porta, deitada na nossa rua, e nós fingimos não enxergar”. Já Débora Scoralick, do Serviço Social, pretende repetir a ação em outras ocasiões.“É com o intuito de fazer abrir caminhos, despertar consciências, que voltaremos abordando assuntos pertinentes à necessidade deles. Pensar que nesses cidadãos, que a sociedade insiste em não querer enxergar, residem sonhos, esperanças, desejos, dignidade, caráter, afeto e amor”.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SDS pelo telefone 3690-8314.