O projeto “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social”, cuja primeira edição foi realizada na tarde do sábado, 29, no Bairro Nova Germânia, contabilizou, ao todo, 475 atendimentos. Durante as quatro horas da ação, 157 pessoas receberam atendimentos referentes ao Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), incluindo atualizações cadastrais, encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e para a Emcasa, e orientações sobre condicionalidades do programa Bolsa Família. Na área da saúde foram contabilizadas 33 vacinações, 98 aferições de pressão e 111 testes de glicemia. Já o Instituto Embeleze registrou 73 cortes de cabelo.
“Essa primeira edição do projeto mostrou que estamos no caminho certo em realizar a busca ativa através do contato direto com o cidadão, sobretudo aquele que está em situação de vulnerabilidade social. Além disso, essa ação revelou, mais uma vez, a importância da aproximação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) do cidadão”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
A ação foi criada com o intuito de atender a um dos pilares da Política Nacional de Assistência Social: a busca ativa. Justamente por isso, a PJF, através da SDS, levou, de forma gratuita, serviços públicos essenciais à população, com foco nas áreas de assistência e desenvolvimento social, além de saúde e lazer.
A iniciativa
O projeto “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social” está previsto para atender, até junho, outros três bairros da cidade, nas zonas sul, leste e norte. A iniciativa reúne, além da SDS, profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Esporte e Lazer, e conta com o apoio das secretarias de Atividades Urbanas, Obras e Transporte e Trânsito, assim como do Demlurb, da Cesama e da Funalfa.