O vereador Flávio Cheker, entusiasta enxadrista há vários anos, deu início às discussões sobre a possibilidade de instituir o ensino de xadrez nas escolas públicas de Juiz de Fora, não só pela admiração pessoal pelo jogo estratégico, mas também seguindo orientação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério dos Esportes.
Cheker compartilha a opinião educacional de que o xadrez combina aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos e sua inserção na área educacional contribui para a memorização, raciocínio, resolução de problemas, imaginação espacial e criatividade, em todas as matérias, principalmente, matemática e português.
A idéia é levar o ensino do jogo de xadrez como instrumento pedagógico à rede oficial de ensino, visando à diversificação das atividades e ao desenvolvimento dos alunos”, explica o vereador, que promoveu audiência pública na Câmara Municipal e obteve vários aliados e aplausos à sua proposta.
A secretária municipal de Educação, Regina Célia Mancini, aprovou a idéia de Cheker e informou que duas escolas municipais já desenvolvem a prática com sucesso na cidade. Instrutores de xadrez começaram a participar de reuniões com diretores de escolas, para explicações sobre o processo de implantação e para incentivar o Xadrez como uma das disciplinas transversais da grade curricular.