O abnegado trabalho de investigação e apuração da verdade realizado pelos peritos criminais de Juiz de Fora, a despeito das enormes dificuldades operacionais enfrentadas pela Polícia Civil na cidade, teve hoje seu justo reconhecimento com a entrega, pelo vereador Flávio Cheker, de moção de aplauso aos membros do corpo de peritos da 1ª Delegacia Regional de Segurança Pública do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora.
Ao prestar a homenagem, Cheker fez um apelo às autoridades estaduais. “Esperamos que esse ato ajude a sensibilizar o governo do Estado e as autoridades para que possam reconhecer e valorizar o trabalho desses competentes profissionais”.
Além das atribuições determinadas pelas normas judiciárias, o perito atua como auxiliar da justiça. A ele cabe agir com sabedoria e independência, sem interferência ou influência exteriores, submetendo-se aos princípios éticos, morais e doutrinários do sistema criminalístico.
O corpo de peritos de Juiz de Fora atende mensalmente centenas de ocorrências de naturezas diversas. Crimes contra a vida e o patrimônio, acidentes de trânsito com vítimas, perícias ambientais e exames balísticos são alguns dos casos cujas causas e circunstâncias são periciadas com vistas ao esclarecimento da verdade.