Nesta quarta-feira, 29, é comemorado o Dia Nacional do Livro. Para marcar a data, incentivando e enraizando o hábito da leitura, as unidades socioassistencias da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizam uma programação especial com os educandos da Casa do Pequeno Jardineiro e os usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Os jovens e adolescentes da Casa do Pequeno Jardineiro receberão um kit com cinco livros, doados pela editora Paulus, cujos temas tratam de questões ambientais e de cidadania, através de discussões sobre participação política, legislação e inclusão social. De acordo com a pedagoga da unidade, Giuliana Almeida, será realizado um círculo de leitura e, na sequência, uma roda de conversa com os participantes. “O kit traz temas muito pertinentes e que se encaixam perfeitamente para os jovens e adolescentes atendidos, tanto pela faixa etária, ideal para inserir e consolidar esse valores, quanto pela própria condição social em que se encontram, na qual o acesso aos livros e à informação de qualidade não ocorre com tanta naturalidade”, destacou.
No CCI, os usuários do serviço também ficarão rodeados por opções de leitura. A educadora social Emília Viveiros explica que todo o acervo da biblioteca da unidade ficará exposto no espaço do Centro de Convivência. “Queremos ampliar o contato dos idosos com o livro. Neste Dia Nacional do Livro, nossa intenção é fazer do local uma grande biblioteca”, ressaltou.
Já na quinta-feira, 30, a programação no CCI será mais específica e incluirá a leitura de nomes como Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade. O tradicional “Café Literário” promoverá uma descontraída imersão em um dos momentos mais marcantes do movimento artístico brasileiro, a Semana de Arte Moderna de 1922. “Foi um divisor de águas para a literatura e fundou as bases do modernismo brasileiro. O mais interessante é que a escolha do tema partiu da própria curiosidade dos idosos. Eles perguntam como era antes, o que mudou na escrita. Por isso reservamos esse momento para a Semana de Arte Moderna”, destaca Emília.
As unidades
Criada a partir da ideia do cartunista e escritor Ziraldo, o “pai do Menino Maluquinho”, a Casa do Pequeno Jardineiro já recebeu o “Selo de Qualidade da Unesco” e a aprovação da Fundação Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). O programa é voltado para jovens do sexo masculino, da faixa etária de 14 a 24 anos, e desenvolve atividades ligadas a jardinagem, botânica, paisagismo e horticultura. A sede do projeto fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 10.000, Barreira do Triunfo. O telefone de contato é o 3690-7887.
O CCI, por sua vez, realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e aulas de informática. A unidade fica localizada na Rua Espírito Santo, 434 – Centro. O telefone de contato é o 3690-7365.
Ambos os serviços são executados pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).