Para marcar o “Dia Mundial da Alimentação”, celebrado em 16 de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Secretaria de Saúde (SS), realiza a partir de segunda-feira, 13, uma série de encontros e palestras nas unidades sociassistenciais. As atividades serão realizadas na Casa do Pequeno Artista e nos centros de Referência de Assistência Social (Cras) Sul Ipiranga e no de Convivência do Idoso (CCI), respectivamente, até quarta-feira, 15. Em cada dia, um segmento diferente do público atendido pelos equipamentos da SDS participará das exposições.
De acordo com a chefe do Departamento de Proteção Básica, Carla Salomão, a ação foi pensada de forma a promover práticas de educação alimentar e de saúde que respeitem a diversidade cultural e social dos envolvidos: “Dividimos o público-alvo em adolescentes, famílias e idosos. Esta iniciativa faz parte de um investimento da SDS, em parceria com a SS, para aplicar propostas do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com o objetivo de promover a educação alimentar, privilegiando as especificidades de cada público, para que tenham acesso às informações”.
Nas palestras, os participantes serão orientados a respeito de boas práticas e como aplicar a segurança alimentar no cotidiano, aprendendo sobre conservação e higienização correta dos alimentos. De acordo com o técnico da Vigilância Sanitária, Anderson Luís de Almeida, o conhecimento público a respeito do tema é essencial, para impedir a proliferação de doenças relacionadas à alimentação: “Medidas básicas que podem ser integradas ao dia a dia evitam casos de contaminação e até infecções mais graves. Por isso, esse evento é de tamanha importância para o público atendido”.
Anderson explicou, ainda, que a ação integrada entre as secretarias eleva o caráter do evento: “Essa iniciativa tem um viés diferente no contexto da educação alimentar, porque deixa claro que isto também compete ao poder público. Ao direcionarmos as palestras de acordo com as necessidades específicas de cada segmento, estamos cumprindo com nossas políticas públicas promotoras da alimentação adequada, saudável e segura. A prática autônoma destes conceitos, por parte da população, também é responsabilidade nossa, através da informação e da educação ”.
Na quinta-feira, 16, a PJF, através da SDS, SS e da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), realizará um evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. A iniciativa acontecerá na Praça da Estação, onde profissionais irão orientar a população a respeito do tema e ofertar alimentos saudáveis, como sucos e frutas, durante todo o dia.
Confira, abaixo, o cronograma das atividades nas unidades socioassistenciais:
Dia 13 (segunda-feira)
Público: adolescentes
Local: Casa do Pequeno Artista (Rua Espírito Santo, 456 – 2º piso – Centro)
Horário: 8h30
Dia 14 (terça-feira)
Público: famílias
Local: Cras Sul Ipiranga (Rua Bady Geara, 552 – Ipiranga)
Horário: 15 horas
Dia 15 (quarta-feira)
Público: idosos
Local: Centro de Convivência do Idoso ( Rua Espírito Santo, 434 – Centro)
Horário: 8 horas