O vereador Flávio Cheker participou na última semana da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorreu em Salvador (BA). O evento, embora não tenha contado com a presidenta Dilma Rousseff, teve a presença de cinco Ministros de Estado, diversos governadores e delegados de diferentes pontos do país, representantes estrangeiros, bem como do diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da sigla em inglês), o brasileiro José Graziano.
De acordo com Cheker, o evento consolidou a recente mudança na Constituição que colocou a segurança alimentar como mais um dos Direitos Sociais dos brasileiros, ao lado de educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infânia e a assistência aos desamparados. Para o vereador, a Conferência ratifica a urgência para que Juiz de Fora institua um sistema municipal de segurança alimentar, com a criação de um órgão específico para tratar do assunto.
Cheker, juntamente com membros do COMSEA-JF, delegados ao Encontro, ainda reuniu-se com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, com quem negociou a complementação dos recursos para a instalação do Banco de Alimentos em Juiz de Fora. De Salvador, o parlamentar ligou para o Secretário Municipal de Governo, Manuel Barbosa, cobrando o envio dos documentos necessários para tal. Ato contínuo, foi informado pelo Secretário de Planejamento, André Zuchi, de que tais papéis “estariam sendo enviados exatamente naquele momento” para Brasília. De acordo com o vereador, é preocupante a falta de agilidade da Prefeitura para viabilizar o Banco de Alimentos. “Agora, vamos acompanhar o envio da documentação e cobrar maior celeridade do Executivo”. Cheker também teve a oportunidade de reunir-se com a líder da bancada do PT da Câmara Municipal de Salvador, Vânia Galvão. Eles trocaram experiências parlamentares e debateram sobre o momento político, traçando perspectivas para 2012.
Da Bahia, Cheker foi direto para o Rio Grande do Sul, onde participou da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, que movimenta mais de um milhão de pessoas. O evento, um dos mais tradicionais do país, contou com a participação da Câmara Municipal da cidade, que montou um estande com publicações de interesse público. Da presidenta da Casa, Vereadora petista Sofia Cavedon, o parlamentar recebeu uma coletânea com leis de interesse social. A obra foi lançada como um dos eventos da Feira. De acordo com o vereador, tal obra irá inspirar a apresentação de projetos análogos em Juiz de Fora.
Exemplo disso é a Feira da Troca de Livros de Juiz de Fora, criada tendo como modelo a que é realizada em Porto Alegre. Para Cheker, participar de atividades como esta só faz crescer a esperança de que “nossa feira municipal um dia tenha a dimensão e a importância que têm para as cidadãs e os cidadãos do Rio Grande do Sul”. A 1ª Feira de Troca de Livros foi realizada em Juiz de Fora este ano, após promulgação da Lei nº 12.342, de 04 de agosto de 2011, de sua autoria, que a instituiu na cidade. Mesmo com a pouca divulgação o evento foi um sucesso. Veja em Está provado! Desafiando a gravidade, os livros voam!
Parabéns Flávio pela bela atuação, isto só aumenta o enorme respeito e admiração que temos pelo seu mandato, pena que a cidade não conta com um número maior de parlamentares com tal compromisso, mas uma vez parabéns,
Goretti