Abrindo as comemorações de fim de ano da instituição, o Curumim Vila Olavo Costa realizou nesta quarta-feira, 9, mais um “Auto de Natal”. O espetáculo, intitulado “E o Natal se Reconstrói”, uma atividade que busca resgatar a magia da época, contou com dezenas de crianças entre quatro e 14 anos, atendidas pela unidade.
A apresentação teve a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, do supervisor de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Leandro Barros Ribeiro, e dos integrantes das instituições educacionais da região, parceiras da entidade, as escolas estaduais “Teodorico Ribeiro de Assis”, “Maria Ilydia Resende Andrade” e “Professor Reynaldo de Andrade”. O “Auto de Natal”, que já havia sido encenado na terça-feira, 8, no Curumim, será reproduzido na sexta-feira, 11, no Lar dos Idosos “Luiza de Marillac”.
O secretário da SDS ressaltou que “este lindo e emocionante trabalho que o Curumim Vila Olavo Costa apresentou é resultado da integração da alegria das crianças com a realização dos pais e familiares, somado à dedicação dos educadores, além da satisfação da PJF, através da SDS, em poder contribuir para uma nova perspectiva de vida dessas crianças e adolescentes.”
A coordenadora interina do Curumim, Maria Florentina Oliveira, destacou que o Natal é momento de reflexão de todas as atividades realizadas durante o ano: “O trabalho que fazemos aqui muda, e muito, essas crianças, principalmente no que diz respeito à formação cidadã. Nós oferecemos carinho, amor e respeito, tudo isso aliado aos ensinamentos que são passados”.
A psicóloga do instituição, Priscila Moreira, disse que é emocionante ver a alegria dos atendidos, que cantam com entusiamo, do começo ao fim do espetáculo: “A gente recebe um feedback muito legal e positivo das famílias. Isso é muito gratificante”.
O programa
O Curumim é um serviço da SDS, com execução da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), que busca estimular a formação cidadã de crianças e adolescentes, através de práticas esportivas, artísticas e culturais. Além disso, são ofertados duas refeições diárias e espaço para os jovens estudarem. Juiz de Fora conta com oito núcleos do Curumim, localizados nos bairros São Pedro, Santa Rita, Santa Luzia, São Benedito, Vila Olavo Costa, Jóquei Clube, Benfica e Vila Esperança. As unidades atendem mais de mil crianças e adolescentes. Os usuários do programa frequentam os núcleos no contraturno escolar, recebendo apoio psicopedagógico. O Curumim Olavo Costa fica na Rua Esperança, 69. O telefone de contato é o 3690-7324. O trabalho é executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).