A diversidade de gêneros está sendo o tema das aulas nas primeiras turmas do Curumim Santa Luzia, de faixa etária entre 4 e 5 anos. Durante este mês, o conteúdo será repassado através da cartilha “Gêmeos: caixinha de surpresas”, em que o respeito às diferenças e semelhanças do sexo oposto é trabalhado em linguagem simples, instrutiva e acessível para as crianças.
A pedagoga da unidade, Marília Pinheiro, explicou que a proposta é transmitir os valores já na primeira fase da infância. “É muito importante que eles cresçam já sabendo que existem diferenças entre meninos e meninas, mas que elas estão só no corpo. A aceitação e o respeito à diversidade é um conteúdo fundamental para essa faixa etária, para que eles se tornem adolescentes e adultos cientes da diversidade”.
A cartilha, de autoria da psicóloga Cida Lopes, apresenta questões sobre sexo, sexualidade e gênero em diferentes etapas, como adolescência, puberdade, dentre outras.
O programa
O Curumim é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), que busca estimular a formação cidadã de crianças e adolescentes, através de práticas esportivas, artísticas e culturais. Além disso, são ofertadas duas refeições diárias e espaço para os jovens estudarem. O município conta com oito unidades do projeto, localizadas nos bairros Bonfim, Vila Esperança, São Benedito, São Pedro, Santa Luzia, Jóquei Clube, Benfica e Vila Olavo Costa. O trabalho é executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.